[Rio-pm] [SP-pm] [OT] Puppet

Otávio Fernandes otaviof em gmail.com
Quarta Agosto 4 08:51:12 PDT 2010

2010/8/3 André Moura <andreoandre em gmail.com>:
> Já usei puppet para gerenciar alguns FreeBSD e para quem tem
> familiaridade com o ruby, vai se sentir em casa. Eu particulamente
> gostei dele!

Este eu acho o principal ponto sobre o Puppet (coisa que o Chef também é
bastante forte). Apesar de ser uma ferramenta feita para o gerenciamento de
servidores, leia-se tarefa de um sysadmin, ele é muito voltado para quem vai
escrever as regras, sintaxe é um dos pontos fortes. Nos dois, a forma de
escrever é usar DSLs em Ruby.

> Para gerenciar poucas máquinas, sei-la algo entre 100 ou 500, acho ele
> bem bacana.
>
> Mais que isso acho bacana o cfengine3.

Veja que trade-off interessante. De um lado nós temos: gerenciamento voltado
ao desenvolvedor (DSLs); do outro: Performance.

Para fazer o Puppet gerenciar tantos servidores quanto o Cfengine3, vamos
precisar de mais hardware e de uma arquitetura melhor, infelizmente. Porem,
escrever e manter as regras de forma inteligente vai custar menos pessoas,
outra coisa interessante é poder fazer testes automatizados (parecido com o
que é feito em código).

Por isso, eu discordo de você Osti (André).

Acredito que o setup do Chef/Puppet também é recomendado para quem tem um
grande volume de máquinas, só que você vai ter que fazer estes softwares
escalarem assim como é feito com qualquer outra aplicação (web, por exemplo);

um abraço,

--
Otávio Fernandes
otaviof at ( gmail.com, cpan.org )