[Rio-pm] [SP-pm] Rakudo Star lançado

breno breno em rio.pm.org
Sábado Julho 31 22:24:28 PDT 2010

Pessoal,

tomei a liberdade de traduzir o anúncio de lançamento do Rakudo Star
para o português, que segue abaixo, e também pode ser acessado aqui:

http://perl.org.br/Artigos/RakudoStar

Perl 6 é uma linguagem incrível, mas está cheia de buzzwords e ainda
estou engatinhando nela, então por favor me perdoem se deixei alguma
característica sem tradução (como "currying") ou mal traduzida (como
"Typing gradual"). Por favor sintam-se a vontade para editar o arquivo
(afinal, é uma wiki!) com traduções melhores, sempre que houver.

Divirtam-se!

-------
Rakudo Star - Um Perl 6 útil e utilizável, hoje!

Rakudo Star é uma implementação do Perl 6 voltada para seus "early
adopters". Sabemos que ainda há alguns bugs, e que é muito mais lenta
do que deveria (otimização é o próximo passo), e existem alguns
pedaços avançados da especificação da linguagem Perl 6 que ainda não
foram implementados. Mas Rakudo Perl 6 em sua forma atual também está
provando ser viável (e divertido!) para desenvolver aplicações e
explorar essa incrível nova linguagem. Os lançamentos "Star" procuram
tornar o Perl 6 mais acessível para programadores, aumentando a base
Perl 6 e obtendo mais avaliações e críticas de usuários finais sobre a
linguagem Perl 6 e a implementação Rakudo.

No mundo Perl 6, fazemos uma separação entre a linguagem ("Perl 6") e
implementações específicas da linguagem, como "Rakudo Perl". O "Rakudo
Star" é uma distribuição que inclui o lançamento #31 do compilador
Rakudo Perl 6 [1], a versão 2.6.0 da Máquina Virtual Parrot [2], e
muitos módulos, documentação, e outros recursos coletados na
comunidade Perl 6. Nosso plano é fazer lançamentos do Rakudo Star
mensalmente, com releases especiais ocasionais em resposta a correções
ou mudanças importantes.

Alguns dos recursos mais legais e interessantes do Perl 6 disponíveis
nesse lançamento do Rakudo Star:

* Gramáticas e Expressões Regulares do Perl 6
* Listas formais de parâmetros e assinaturas
* Metaoperadores
* Typing gradual
* Modelo de objetos poderoso, com classes e roles
* Avaliação preguiçosa (lazy) de listas
* Dispatch múltiplo
* Comparação inteligente (smart matching)
* Junctions e autothreading
* Overload de operadores (formas limitadas por enquanto)
* Introspection
* Currying
* Um rico conjunto embutido de operadores, funções e tipos
* Laço interativo para leitura-avaliação-exibição (REPL)
* Unicode no nível do codepoint
* Exceções continuáveis

Algumas características poderosas do Perl 6 ainda não são tratadas
apropriadamente pelo Rakudo Star, mas que aparecerão em lançamentos
futuros. Por isso, não consideramos o Rakudo Star como um release
"1.0", ou de um "Perl 6.0.0". Algumas das características ainda não
totalmente implementadas incluem:

* definições aninhadas de pacotes
* objetos binários, tipos nativos, pack e unpack
* arrays com tipos
* macros
* variáveis de estados
* threads e concorrência
* strings Unicode em níveis além do codepoint
* restrições pré e pós, e alguns outros phasers
* Readline interativo que entenda Unicode
* Escapes de contrabarra em classes de caracteres <[...]> em
expressões regulares
* E/S não-bloqueante
* A maior parte da "Sinopse 9"
* perl6doc ou ferramentas de manipulação de pod

Tentamos fazer o Rakudo ser esperto o suficiente para avisar ao
programador em muitos lugares quando determinada característica não
está implementada, mas certamente esquecemos alguns. Relatórios de
erros sobre características ausentes ou com defeito são muito bem
vindos.

Veja http://perl6.org/ para links com muito mais informação sobre Perl
6, incluindo documentação, código de exemplo, tutoriais, material de
referência, documentos de especificação, e outros recursos de
assistência.

O Rakudo Star também vem com uma série de módulos; uma lista parcial
de módulos disponíveis nesta versão incluem:

* Blizkost - permite que alguns módulos de Perl 5 sejam usados dentro
do Rakudo Perl 6
* MiniDBI - uma interace simples para bancos de dados para o Rakudo Perl 6
* Zavolaj - chame funções de bibliotecas C a partir do Rakudo Perl 6
* SVG and SVG::Plot - crie gráficos vetoriais redimensionáveis
* HTTP::Daemon - um simples servidor HTTP
* XML::Writer - gere XML
* YAML - exiba objetos Perl 6 como YAML
* Term::ANSIColor - colorize a saída na tela usando sequências de escape ANSI
* Test::Mock - crie objetos simulados (mocks) e verifique que métodos
foram chamados
* Math::Model - descreva e execute modelos matemáticos
* Config::INI - processe e escreva arquivos de configuração
* File::Find - procure arquivos em determinado diretório
* LWP::Simple - obtenha recursos pela web

Esses não são considerados "módulos core do Perl 6", e a medida que o
desenvolvimento de módulos para Perl 6 continua amadurecendo,
lançamentos futuros do Rakudo Star provavelmente virão com conjuntos
diferentes de módulos. Com o tempo, será criada uma política para
avisar sobre módulos obsoletos, e outras distribuições de Perl 6 podem
escolher um conjunto diferente de módulos ou políticas. Mais
informações sobre módulos para Perl 6 podem ser encontradas em
http://modules.perl6.org/.

O Rakudo Star também contém o rascunho de um livro sobre Perl 6 --
veja <docs/UsingPerl6-draft.pdf> dentro do arquivo com a distribuição.

A equipe de desenvolvimento agradece a todos os colaboradores e
patrocinadores por tornarem possível o Rakudo Star. Se você deseja
contribuir, veja (N.T. recursos em inglês)
<http://rakudo.org/how-to-help>, pergunte na lista
perl6-compiler em perl.org, ou junte-se a nós no IRC em #perl6 na
freenode.

Os lançamentos Rakudo Star são criados em ciclos mensais ou conforme
necessidade para corrigir problemas importantes ou trazer melhorias. O
próximo lançamento do Rakudo Star será dia 24 de agosto de 2010.

[1] http://github.com/rakudo/rakudo
[2] http://parrot.org/