[Rio-pm] GNU/Linux para Perl

Marco Lima braun.lima em gmail.com
Quarta Junho 23 10:36:35 PDT 2010

Uma péssima decissão trocar os servidores da Sun pelos da Dell. Quanto a
configuração, existem formas de replicar as coisas e ferramentas que uxiliam
a manutenção delas, não vejo muito problema nisso.

Para mim a única questão que poderia escolher um SO ou outro, no caso de
desenvolvimento de software e manutenção dos mesmos, seria o sistema de
empacotamento do SO. Que nesse caso apostaria no Debian para isso, mesmo
tendo uma preferencia por Slackware, já trabalhei com desenvolvimento de
grande escala com Debian e posso afirmar que as coisas se alinham
rapidamente quando se trabalha empacotando para ele, sem contar com muito
dos pacotes já existentes que você vai precisar. Isso serve para as
configurações também, já que se você quer mesmo colocar em regime, empacotar
as configurações é uma excelente solução.

Quanto a escalabilidade, qualidade e performance de hardware, estabilidade
de SO, etc. Mão trocaria um maquina Sun com Solaris por uma Dell e qualquer
Unix Like, e não perderia nada quanto ao sistema de empacotamento, já que
com o OpenSolaris o ampacotamento ficou muito parecido com o apt do Debian,
isso é claro, depois que o Ian foi para Sun.

Enfim, se você que facilitar a vida do O&M e organizar seu desenvolvimento,
pense no SO por questão de empacotamento, quanto a compatibilidade, isso
você não vai ter nenhum problema com os *nix.

Marco Lima
braun.lima em gmail.com
im:mago em jabber-br.org <im%3Amago em jabber-br.org>

Register Linux User #355235
Slackware Linux, for the subgenius

"Ter acesso ao conhecimento é um dever de todos; transmitir conhecimento é
um dever de quem tem."

"Na visão do hacker, o sentido da vida está em dedicar-se a uma paixão. Esta
paixão é, na realidade, uma atividade significativa, inspiradora e prazerosa
para o indivíduo, seja ela rotulada como "trabalho" ou como "diversão."

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, e nem tão pequeno que não
possa ensinar"