[Rio-pm] GNU/Linux para Perl

Andre Carneiro andregarciacarneiro em gmail.com
Quarta Junho 23 10:16:11 PDT 2010

2010/6/23 Robson Mothé <rmothe em gmail.com>

> Nuba,
>

> Sigo esse caminho, atualmente, Ubuntu com VM.
>
> Na VM ainda não instalei o CentOS, mas conheço a distro, é o Red Hat
> "free". Tenho observado que muitos servidores estão usando o CentOS no EUA,
> inclusive um que tenho hospedado meu domínio...

Aqui todos os servidores são CentOS. Não por questão de escolha, mas porque
temos Oracle aqui, e o Debian não é homologado, enfim...

Como SO de servidor acho que é um bom SO, mas eu tenho uma birrinha com
distribuições RedHat. No 'meu tempo', quando eu mexia com RH, não tinha Yum,
e isso fazia o RH ser um saco pra lidar com pacotes com dependências mal
resolvidas e/ou quebrados. Pbone na veia... e haja saco!

O Debian é ótimo! Tirando o fato de que o pessoal que o mantém é meio xiita
quanto a questão de atualização de libs. Eles precisam de muuuuuuuuito tempo
pra testar as coisas. E isso pode ser um obstáculo, dependendo do tipo de
servidor. Outro problema também é o processo para se compilar kernel. Na
verdade nem se recomenda fazer isso no Debian(e é verdade mesmo, muito
complicado!!), mas você sempre pode atualizar o kernel via apt...

O Slackware é outra boa distribuição para servidores, mas tem problemas
semelhantes ao Debian, quanto a questão de atualização de libs. E muita
coisa você tem que fazer na mão. No entanto é muito flexível, e customizável
por conta disso ...

Para Desktops eu não recomendaria nenhum desses, recomendo o Ubuntu. Faz
tudo o que o Windows faz(inclusive roda os jogos lindamente), sem a desgraça
de ter um Windows real na sua máquina. Tem um monte de frescuras gráficas
para Gnome/KDE etc...(pra quem gosta...), e não exige muito do usuário em
relação a manutenção(Fiquei quase dois anos com a mesma instalação da versão
7.03 e nunca tive problema . So mudei pq os repositórios pararam de
funcionar). Só vejo um problema com o Ubuntu:  é que ele não é lá muito
customizável. Existe alguma dificuldade em alterar kernel e coisas do tipo,
mas nada não-contornável.

> Quanto ao FreeBDB sou ignorante, não conheço e nunca mexi com essa distro,
> que sei não ser GNU/Linux mas Unix... Brevemente estará em minha VM...
>
> Tenho 3HDs, um com o Ruindow$ Vista, outro com o Ubuntu 10.4 LTS, e no
> terceiro eu brinco, instalando e desistalando os SOs. rsrsrsrs...
>
> Obrigado por sua participação e pelas dicas.

O FreeBSD tem umas coisinhas bacanas. o Ports(sistema de gerenciamento de
pacotes), é fantástico! O kernel é bem pequeno(menor ainda no OpenBSD), e
muito leve, e ainda sim tem tudo o que você precisa. Mas eu não recomendaria
usar numa máquina Desktop também. E o desenvolvimento de drivers não é tão
abrangente quanto os das distribuições linux. Então você pode ter problemas
com alguns hardwares.

É isso!

Cheers!

> Um forte abraço,
>
> Mothé
>
> --
> Robson Mothé
> rmothe em gmail.com
> Register Linux User #318909
>

> 2010/6/23 Nuba Princigalli <nuba em fastmail.fm>
>
> Robson,

André Garcia Carneiro
Analista/Desenvolvedor Perl
(11)82907780