[Rio-pm] GNU/Linux para Perl

Andre Ramoni andre.ramoni em gmail.com
Terça Junho 22 19:59:30 PDT 2010

On Jun 22, 2010, at 10:27 PM, Robson Mothé wrote:

> Olá pessoALL...
>
> Poderiam me responder qual a distribuição GNU/Linux vocês estão usando para desenvolver em Perl? Tanto em Desktop quanto em Server, por qual motivo usa a distribuição...
Desenvolver em Perl "Tanto em Desktop quanto em Server" eu nao entendi. Desenvolver é uma coisa, rodar é outra. Desenvolver com GUIs, desktop etc é uma coisa, rodar o produto final em um server é outra (imaginando que esse seja o caso ja que voce perguntou pra servers tb (e em server nao precisa haver desenvolvimento)).

> Meu objetivo é saber qual é a distribuição, considerada pelas pessoas, mais fácil e prática para o desenvolvimento em Perl, bem como entender os motivos que às motivaram à utilização de tal distribuição.
>
> Eu prefiro o Ubuntu LTS, tanto para server quanto para desktop.
Se vc optou por isso pra server pelo mesmo motivo que optou por ela quanto a desktop vc fez uma pessima escolha (boot-up speed ? facilidade de administracao ? isso nao importa em server)

> Acho rápido e fácil de configurar. Também já trabalhei com Red Hat e Fedora, mas tem algumas complicações para instalar módulos extras, principalmente para gráficos. Coisa que não encontrei no Ubuntu.
Rapido e facil de configurar tudo ou só poder configurar o básico ? Quanto a modulos extras, o CPAN ta aí pra isso.

> Em breve tentarei outras distribuições: openSUSE, Slackware, CentOS. Mexi com o Sabayon e achei um saco... No Unix trabalhei com o Solaris em server Sun e erá um porre, haja configuração, instalações extras e links simbólicos...

Tente slackware, é ótimo pra servidores. Mas se voce achou o Solaris ruim, realmente qualquer sistema bom pra servidor vai ser ruim pra voce.
Como eu disse, ambiente de desenvolvimento é um ambiente totalmente diferente de onde o software vai rodar.

> E vocês? Qual preferem? Diga os pontos fortes e fracos, mostrem suas experiências.

Prefiro que o servidor seja de responsabilidade de quem entende da funcao principal do servidor (como um servidor web por exemplo se for o caso), e que o desenvolvedor usufrua de ferramentas de desenvolvimento no seu proprio desktop e faca a release do software exigindo o minimo de mudancas no servidor no qual o software vai rodar.

Sorry, you said "mostrem suas experiencias".