[Rio-pm] Participação Feminina na Comunidade Perl e no Software Livre

Donato Azevedo donatoaz em gmail.com
Terça Setembro 1 18:25:57 PDT 2009

2009/9/1 Solli Honorio <shonorio em gmail.com>:
> O que faz uma pessoa obtar por uma formação de exata ou humana ?
> O que torna o mundo da tecnologia um clube do bolinha, se é que é ?
> Esta 'pré-disposição' do homem para o mundo das ciências é natural e
> biológica, ou apenas uma questão cultural ?

Sob o ponto de vista antropológicos eu creio que autores diriam que
historicamente mulheres se especializaram em outros tipos de
atividade. mas não sou antropólogo o suficiente para discutir sob esta
ótica.

Os mesmos antropólogos diriam que o ambiente de trabalho dessas áreas
é, digamos, hostil à presença feminina (pergunte a qualquer amiga que
faça engenharia civil sobre cmoo foi o primeiro dia de estágio em
obra) mas também pode ser extremamente apático (veja o primeiro
episódio de The IT Crowd).

Desta forma que eu vejo, as mulheres buscam também qualidade de
companhia. Aproveitando a analogia da TV: mulheres preferem trabalhar
onde a turma parece a de The OC, que num lugar em que se parecem com
de The Big Bang Theory....
e adivinhem qual dessas turmas é da galera de TI? Não é a turma de OC...

Lembrem-se, não estou dizendo que isso é uma lei, ou que é inflexível,
ou que eu como criancinhas.... essas listas estão tão agressivas
ultimamente...

Então, to sum up, eu diria que a melhor forma de atrair mais mulheres
é criar um ambiente propício. O interesse pelo trabalho, pode vir com
o tempo ou com a experiência, onde eu trabalho existem diversos
desenvolvedores que se formaram em Eng. Química ou mecânica e nunca
consideraram trabalhar com dev de software... guess what: muitos deles
(e delas) gostam disso...

Cheers!
--
Donato Azevedo