[Rio-pm] Consultas em array de objetos

Gilberto Jolti gilbertojolti em gmail.com
Quarta Junho 3 15:25:02 PDT 2009

É também a sensação que tenho. =/

É justamente o que estou tentando evitar.

Acho que você sugeriu pegar tudo do CSV e jogar num banco de dados
relacional, e trabalhar em cima disso.

A minha segunda opção era justamente essa, jogar o CSV numa base LDAP
"temporária" e usar os recursos do Net::LDAP.

Não é relacional, mas serve perfeitamente.

Esse software vai rodar várias vezes durante o dia, para sempre, pois é o
software que vai manter atualizada a base LDAP a partir do CSV nojentão (que
é uma fatia enorme dos nossos dados) e mais outras bases bizarras também.

O produto final tem que ser, de qualquer maneira, uma base LDAP pois ela vai
ser nossa base "de verdade" para tudo a partir de agora.

E é nela que vai haver a maior quantidade de buscas. Daí eu não teria quase
ganho nenhum em passar o CSV para um bd relacional.

Eu preciso é executar muitas buscas no LDAP. Mas antes disso, preciso
abordar o problema da unificação/manutenção das bases corretamente.

O CSV vai continuar existindo pois é ele que vai sempre alimentar uma fatia
gigante da base LDAP final (o maldito sistema atual usa isso como base de
dados... e o sistema é fechado, nada que eu possa fazer).

Bom... vou refletir sobre sua sugestão.

Obrigado por dispensar parte do seu tempo nisso.

Ah, isso tudo parece ridículo pois não pode ser tão complicado lidar com
essas bases para fazer o que eu quero.

Mas é que eu preciso de um software reaproveitável pois as coisas aqui são
muito confusas (basta dizer que uma das bases fundamentais é um CSV, existe
uma outra MySQL, outra Access e temos que ter um diretório LDAP comum,
consistente, que sirva como base garantida para tudo daqui para frente).

Quanto mais simples e clara fosse a interface entre as bases e outra demanda
qualquer, melhor, mesmo que o desempenho fosse pífio (tudo é confuso mas ao
mesmo tempo é pequeno). Por isso minha idéia inicial era transformar toda e
qualquer base num array de objetos Livro pois aí eu teria uma padronização
de campos, etc.

Daí eu faria todas as comparações e validações e atualizaria a base LDAP da
forma coerente.

Esse procedimento é que não estou sabendo abordar.

Não temos desenvolvedores Perl aqui (só eu). Daí quando um outro
administrador for fazer um script, ele não pode perder tempo descobrindo
como trabalhar com cada base.

Mas isso já se estendeu demais.

Obrigado mesmo pela atenção.

Vou refletir mais sobre sua sugestão e o que mais aparecer.

[]'s
Gilberto