[Rio-pm] [OT] Abaixo ao Google Maps !!!

Marcos Machado listas em istf.com.br
Quarta Fevereiro 11 05:27:40 PST 2009

Well...

Chamar ruas próximas de morro de favela é o que a mídia vem fazendo há pelo
menos 20 anos. Na primeira vez que vi isso (e eu morava em uma rua sem saída
que dava no Morro do Adeus) fiquei chocado ao ler no jornal o nome da minha
rua com a indicação "uma das ruas da favela".

Naquela época favela era o nome da aglomeração de construções precárias de
madeira, sem água ou esgoto e a mais próxima dali, tirando o próprio morro
(que era chamado simplesmente morro e não favela) era em volta do rio Faria
Timbó, onde hoje passa a linha amarela.

A rua onde eu morava era formada basicamente de casas de alvenaria (algumas
com 3 andares), bem construídas e bem cuidadas, rua asfaltada, trabalhadores
felizes. A paz era proveniente da mão de ferro do traficante Uê, que fazia
questão de manter a ordem para não afastar a freguesia que passava por essa
rua para ir até o morro comprar drogas.

De lá para cá, muitos lugares que eu conhecia com nomes de sub-bairros são
hoje chamados de favelas, mesmo que não tenham mudado em aspecto algum. Mas
isso para mim não muda muito. Eu não tenho indicado o Rio de Janeiro como
lugar de passeio para ninguém já há muito tempo, esteja o Google chamando de
favela ou não.

Se quiser ter uma visão melhor no Google Maps, habilite a exbição das fotos
que a "comunidade" envia para o site. Isso seria o suficiente para atrair o
turista mais medroso.

[]s, MM