[Rio-pm] [OFF TOPIC] - WHM/CPanel

Eduardo Maia maia em soluhouse.com.br
Sábado Janeiro 3 12:51:09 PST 2009

Gostaria de compartilhar com os amigos minha (péssima) experiência com
este software.

CPanel é um (famoso e muito utilizado) painel de administração de
domínios, que permite que qualquer usuário inexperiente (autorizado) seja
capaz de facilmente criar emails, trocar senhas, acessar webmail, proteger
diretórios com senhas, entre outras funcionalidades que sempre fazemos via
shell. WHM é um software que cria contas de CPanel, definindo a grosso
modo.

A princípio deveria ser apenas um monte de xpto.php a ser colocado no
servidor, mas que transforma num inferno a vida de qualquer sysadmin.

Dei um useradd fulano via shell, passwd fulano, nenhuma mensagem de erro,
mas não era possível o fulano logar no servidor. O suporte técnico
informou que para a criação de usuários funcionar, isto deveria ser feito
pelo WHM/CPanel. Pareceu inacreditável, mas ele estava certo.

Alterei o httpd.conf usando vi, tive que trocar o default charset para
ISO-8859-1, troquei o email do ServerAdmin, e etc. /sbin/service httpd
restart e tudo ok. Funcionou. Orientado pelo suporte, fui no WHM adicionar
um novo domínio, e o Apache caiu. Abri o httpd.conf, e o WHM tinha feito
uma zona no arquivo. Resposta do suporte: nunca altere o httpd.conf, deixe
apenas o WHM fazer isso.

Precisei criar um .htaccess/.htpasswd para proteger um diretório com
senha. O comando htpasswd não funcionava, e vou resumir dizendo que perdi
2 dias para resolver os problemas, e a resposta do suporte foi...
adivinhem... nunca crie um htaccess na mão, faça através do CPanel.

E para fazer o Apache reler o mime.types, a resposta do suporte foi a
necessidade de recompilar o Apache(?!)

Aí a gente começa a desconfiar em quanta alteração esse software faz no OS
e seus serviços, e se ele pode ser realmente confiável.

Enfim, considero péssima esta escolha de painel de controle. A impressão
que tenho é que não estou rodando Linux nesse servidor, mas estou rodando
CPanel.

Enfim... sugiro fugirem desse software.

Alguém compartilha experiência com outros softwares de painel de controle
web?

Abraços.