[Rio-pm] [SP-pm] O Futuro do Perl/CPAN (Samir Cury)

breno breno em rio.pm.org
Segunda Maio 19 13:24:34 PDT 2008

Nuba, não poderia concordar mais com você!

A grande questão que coloco na verdade é que, assim como na Teoria da
Evolução das Espécies/Seleção Natural, os módulos deveriam evoluir em
cima de uma base (ou código genético) igual para todos. É a grande
vantagem da modularização, da herança, da divisão em subclasses, e de
um repositório onde as pessoas deveriam ser estimuladas a colaborar
com projetos nessas formas (e não criar algo do zero sempre que o
módulo não faz exatamente o que vc quer).

A sobrevivência do mais forte é exatamente isso: as condições mudam,
novas subespécies vão se formando, com características adaptadas mas
compartilhando a mesma base em todo o resto.

Ou seja, você melhora o módulo. Incrementa. Aperfeiçoa. Cria
Ovo::Galinha (ou seria Galinha::Ovo?) Mas só faz do zero se for
realmente necessário.

Assim todo mundo ganha.

Claro, é difícil fazer isso para todos os módulos do CPAN hoje, até pq
não há controle tão eficaz sobre como o módulo deve ser implementado
para entrar no repositório. É cada um cada um. Assim, talvez, usando
sua analogia de sobrevivência, apenas os módulos que possuam essas
características sobreviveriam no final. Por isso acho que um pouco de
estímulo para essa atividade colaborativa dentro do CPAN é tão
importante!