[Rio-pm] [Cascavel-pm] [OT] CentOS, eu também recomendo !!!

Marco A P D'Andrade mdacwb em gmail.com
Sábado Maio 10 07:09:32 PDT 2008

2008/5/10 Luis Motta Campos <luismottacampos em yahoo.co.uk>:

> Solli Honorio wrote:
...cut...

>  O RIPE NCC usa CentOS para todos os servidores que entraram em produção
>  de 2006 para cá. Eu no início achei que ia ter montes de problemas, e
>  que /RedHat/ /sucks/, mas, prá variar, eu paguei a minha língua. Eu
>  posso fazer quase as mesmas coisas que fazia no Debian, com pequenas
>  vantagens, às vezes (meus sistemas de base de dados tem 16GB de RAM, são
>  64 bit - o Debian até onde eu sei ainda não oferece um porte para 64 bits.

Até agora não tivemos jusificativa/necessidade/confiança para mudar
para 64bits... vcs fizeram alguma comparação??
A alguns anos houve uma tentativa, em um servidor que tinha mysql e ao
fazer um comparativo fiquei decepcionado com a grande perda de
performance (era redhat es3 ainda)...

>  Marco, sobre o que você disse, eu posso recomendar o CFEngine - o RIPE
>  NCC usa para configurar e instalar os "específicos" dos diversos
>  sistemas que a gente usa. Demorou umas 3 semanas para eu pegar a manha
>  do treco, mas agora, para instalar uma máquina nova eu simplesmente
>  habilito boot pela rede, aviso as Operações (que permitem que aquele MAC
>  address acesse o servidor de boot com TFTP), e aí é só ligar e ir beber
>  café. É tão bom que o pessoal está até ficando /trigger-happy/,
>  re-instalando máquinas ao invés de tentar resolver pequenos problemas à
> [...]

Meu objetivo é este... se não for para resolver problemas com
reinstalação, ao menos poder instalar novas maquinas rapidamente, sem
quebrar a cabeça com combinação de pacotes de acordo com a função da
maquina, ou pior... usar replicacao e resolver problemas de arquivos
de configuração de acordo com a distro usada (hoje é RH, mas voltar
para Ubuntu, que tem kickstart não está descartado).

>  Aí tem meus dois centavos. ;)

Foi para o cofrinho ;)

Sds,
Marco Antonio