[Rio-pm] RES: RES: Dúvida com o apache no ubuntu

miguelgomes miguel em gomes.net
Segunda Janeiro 14 02:16:55 PST 2008

Meus amigos, a ignorância é uma merda.
Estou há 3 dias tentando achar simplesmente os diretórios cgi-bin e htdocs
(com os quais eu já estava acostumado) e conseguir escrever neles. Eles
agora não existem (mas podem ser configurados). Só que quanto tento salvar
qualquer arquivo de configuração, o computador me diz que "eu não sou o dono
do arquivo" e por isso eu não posso salvá-los. O dono  é o root! Pow
merimão, o computador é meu e nele, eu sou o cara... até mesmo o root eu
tenho que poder ser.
Enfim, a conta root está desabilitada, mas quem tiver as permissões
necessárias pode ter todos os poderes. Eu já botei todas as permissões
possíveis para a conta Miguel e nada... continuo impedido de editar como
Miguel e impedido de logar, como root.

Tenho certeza que isso deve ter uma solução óbvia e simples. Mas eu não
consigo saber qual. Tentei os comandos su e sudo  (acho que tentei o comando
sunda também) e nada. O apache funciona, mas em localhost eu só vejo uma
página index.html que mora em /var/apache2.default que diz "It works". Mas
não posso salvar nada lá nem editar a página mentirosa.

Continuo na luta... já li um montão de páginas e mensagem de fóruns e, por
enquanto, continuo sem pistas. Mas com a esperança que, depois que eu
aparender tudo vai ficar mais fácil.

[]s miguelgomes

ps. Estou achando tudo muito mais lento que o XP original da máquina. É
assim mesmo, ou é impressão minha?