[Rio-pm] Mercado Perl

Blabos de Blebe blabos em gmail.com
Quarta Fevereiro 27 19:09:56 PST 2008

É uma campanha "Contrate o Fernando"?
Minha opinião: o cara está muito acima da média.
Alguém que conheça tanto de ciência da computação é bem raro.

Quanto ao mercado, na minha visão, com tantos programadores
pés-de-chinelo por aí, um bom profissional acaba ficando caro,
comparado com a média. E na média, paga-se muito mal aqui no Brasil,
por N motivos que todos já conhecem.

Acaba sendo mais barato a curto prazo, tanto para os profissionais,
quanto para as empresas, investirem em uma liguagem de modinha,
pois para o profissional, tem sempre mais vagas para modinhas do
que para linguagens de verdade, e para as empresas, sempre tem mais
programador modinha do que programador de verdade.

Esse ciclo vicioso é uma praga que acaba ou empurrando os melhores para
fora do país, ou para linguagens modinha, cedo ou tarde.

Em geral, os programadores de verdade são caros demais para a média do
mercado nacional. E as boas oportunidades pra eles são raras execeções,
me arrependo de ter desperdiçado a minha... :(

Quanto a Perl é ainda pior. Tendo passado por vários projetos e linguagens,
eu pude ver que os programadores Perl (pelo menos os que eu conheci),
na média estão num nível bem acima dos programadores de outras linguagens,
tornando-os ainda mais caros. Posso afirmar com certo grau de certeza,
que a maioria dos programadores Perl passam e/ou passaram um bom
tempo de suas vidas pagando as contas com outra linguagem, ou estou
errado?

Os processos seletivos então, são bizarramente toscos demais para
separar os bons dos enganadores. As empresas de RH estão completamente
alienadas, procurando nos lugares errados. Eu chutaria sem medo de errar
que o nível dos programadores nesta lista está bem acima da média nacional.
Mas onde as empresas de RH vão buscar profissionais? Aqui vejo poucas.

Os bons profissionais acabam se empregando de fato através de seu
networking. Eu particularmente quando me empreguei através de empresa
de RH, só entrei em furada. Nâo era pra ser o contrário?

Enfim, é só a minha opinião.