[Rio-pm] Res: [Cascavel-pm] Mercado Perl

Ricardo Filipo ricardo_filipo em yahoo.com.br
Quarta Fevereiro 27 06:59:17 PST 2008

Caros amigos,

Faltam programadores? A culpa é do governo! O ultimo a sair do país fecha a porta e apaga a luz!

Vejam:
A cyclades, que é brasileira, não contrata mais no Brasil porque é muito caro!!!!!!
Sim, porque os salários são os mais baixos do mundo mas os impostos são tão caros que é mais barato contratar nos EUA!!!!
A matéria é do início de fevereiro, alguém já tinha visto?

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080203/not_imp119004,0.php

Há alguns anos trabalhei no PRODERJ. Minha responsabilidade era "tocar" os projetos de Software Livre do governo do Rio que lá estavam sendo desenvolvidos.

Inclusive na minha equipe estava o Fernando Oliveira. Também o recomendo como um dos melhores. Incrível estar desempregado!

Bem, como estamos lendo nesta thread, os problemas com o SL ocorrem não apenas no convencimento dos gestores como no recrutamento de pessoal. E sempre a melhor abordagem é esta proposta pelo Daniel Ruosso. Bom programador na verdade pode falar (ou desenvolver) em qualquer linguagem. Os que não tem vocação pra matéria não tem vocação pra matéria.

Mas venho de um tempo quando não existia a profissão de programador nem faculdade de ciência da computação nem coisa parecida. A coisa mais próxima de engenharia de software, na academia,  passava por estudar FORTRAN no curso de engenharia eletronica (aliás foi o que cursei na década de 70). E os profissionais tinham carteira do sindicato dos administradores e contabilistas (ainda é assim?).

O perl eu descobri em 1994, 95 pois era a melhor linguagem para a Internet, CGI (a opção era shell ou C). Passei um fim de semana em Buzios lendo o man perl, impresso, na praia e me apaixonei pela linguagem. Mas sempre foi assim! Sempre tive que estudar por conta própria ou com a ajuda de amigos! Isto não é novidade do software livre. É a base da ciência e é assim depois que voce sai destes cursinhos de formação, graduação, pós, mestrado, doutorado. Depois melhora.

Daí eu também achar uma ilusão (pra não dizer inocência ou burrice) tentar usar estagiários para desenvolver software. Mas devemos considerar que há uma chance em mil de dar certo e que o bom programador já é muito bom mesmo como estagiário. E este é o principal problema do mercado de perl. Já que ninguém tem diploma de perl (bem, alguns poucos tem, mas aqui no Brasil só conheço curso de perl em Campinas) então como alguem pode provar que sabe perl? Só passando pela fase de estagiário mesmo.... Aliás no TI Master eu vi que o cargo de "estagiário" paga mais que analista junior e programador junior. Pode?

Abração!
Filipo

http://br.mail.yahoo.com/