[Rio-pm] Sex and Violence

breno breno em rio.pm.org
Terça Outubro 9 08:39:09 PDT 2007

Valeu Márcio, muito bom!

Para os que não dominam o idioma, segue uma rápida tradução das notas
-- tem alguns termos e noções de projeto meio chatinhos que algumas
vezes na falta de palavra tive que descrever. Pena que a apresentação
em si dele não está disponível (eu pelo menos não achei).

Notas:

Projetos de código aberto são diferentes de projetos de trabalho. Você
fica sujeito a muito mais observações e inspeções.

Perl 5 foi lançado em 18 de outubro de 1994. Ao longo dos anos a taxa
de adição de novos recursos diminuiu.

A versão beta do Perl 6 deve ficar pronta em 1 de julho de 2008. Perl
6 é especificado por uma suíte de 100.000 testes.

No CPAN há mais de 3GB de código.

Parece que os principais programas colaborativos para o time do Perl 6
são os de controle de versão e listas de discussão.

Essa é sua sinopse:

Lições Sociais:

   1. Você nunca sabe quanto um projeto realmente vai levar para ficar pronto
   2. Tenha objetivos bem focados e os codifique em frases de impacto
   3. Voluntários são voluntários: trate-os com respeito e gratidão
   4. Apenas contribuidores tem poder de voz
   5. Fique Zen em relação a isso e não deixe os idiotas de botarem pra baixo
   6. Produza algo visível para comunicar seu progresso contínuo
   7. Apenas faça. O segredo de todo sucesso é não desistir

Lições Técnicas:

   1. Otimize para o caso comum
   2. Projete primeiro
   3. Permaneça humilde; aprenda a abandonar decisões ruins de projeto
   4. Menos é mais; encontre um jeito de lutar contra a vontade de
continuar adicionando novas "features" sem um propósito definido,
atrasando seu projeto (feature creep)
   5. Não ceda aos teóricos; projete de modo prático
   6. Ouça o seu mercado...de modo forense
   7. Gerenciamento de projeto importa; a propriedade intelectual do
projeto deve ser preservada contra desastres

7 Hábitos de Projetos Altamente Efetivos

   1. Tenha objetivos claros, atraentes e fáceis de lembrar
   2. Espere agitos violentos de desenvolvedores (e lide com isso)
   3. Resista ao que é teórico
   4. Ouça os usuários (de modo forense)
   5. Permaneça zen com aqueles que falam mal de você
   6. Projete cuidadosa, humilde e iterativamente
   7. Mantenha o projeto divertido