[Rio-pm] (Woodstock|Mojo) && Forks (des)?necessários

breno breno em rio.pm.org
Quinta Dezembro 13 19:11:30 PST 2007

On Dec 13, 2007 11:43 PM, Solli Honorio <shonorio em gmail.com> wrote:

> Então, e porquê o Ubuntu está na moda ? O pessoal diz que o Ubuntu é mais
> simples que o MARAVILHOSO Debian, mas eu não ví deferença significativa
> entre eles. Na verdade o Ubuntu é o Debian, só que com os pacotes 'testing'.

Discordo... Já usei ambos e posso dizer com certo grau de certeza que
o Ubuntu não é *nada* como o Debian, mesmo com os pacotes 'testing'. É
uma filosofia diferente, uma comunidade diferente, uma postura
diferente, recursos diferentes, estruturas diferentes.. O Ubuntu é
baseado no modelo de distro do Debian e usa a mesma estrutura de
pacotes e alguns repositórios em conjunto. O Ubuntu pode até ter
começado assim (afinal, todos sempre tem q começar de algum lugar),
mas hoje são completamente diferentes. Agora, se isso é algo bom ou
ruim depende muito do ponto de vista de quem vê :-)

> Pegue a história do Kurumim, nasceu da necessidade de criar um distribuição
> compacta ... não sei se há época existia opção para este cara, mas o kurumim
> explodiu no Brasil porquê estava preparado para lidar com os hardware
> nacionais, coisa que não acontecei com os demais linux.

Aí é que tá, Solli. A argumentação em ambos os casos é a mesma. O
Kurumin foi baseado no Knoppix e, assim como o Ubuntu (fazendo
analogia ao comentário acima), começou apenas como um "Knoppix
reduzido" e hoje é completamente diferente, com pacotes específicos,
modelos de instalação e configuração baseados no perfil nacional,
enfim, hoje são completamente diferentes.

Talvez hoje o Morimoto ache que sua distro não é mais necessária (na
verdade isso pode ser desculpa, acho que ele já há algum tempo queria
se dedicar a outros projetos) pq hoje ambos os projetos talvez supram
o mesmo nicho de maneiras muito parecidas. Mas quando eles foram
criados seus objetivos eram bem distintos do que já estava no mercado
opensource, havia nicho para ambos facilmente. É diferente, no
entanto, de projetos opensource que surgem em tempos distintos (quando
alegar o não conhecimento do projeto anterior é quase um atestado de
ignorância ou incompetência) com o único propósito de reinventar a
roda pra fazer "do meu jeito" ou "com mais esse ou aquele recursos" em
uma situação em que ambos os desenvolvedores (e toda a comunidade) se
beneficiariam de um trabalho conjunto em um projeto unificado e
poderoso. As vezes não dá certo (como disse em outro email dessa
thread) e aí não tem jeito. Mas fazer sem tentar por ego ou preguiça
acho perda de tempo de todos.