[Rio-pm] (Woodstock|Mojo) && Forks (des)?necessários

Breno G. de Oliveira breno em clavis.com.br
Quarta Dezembro 12 19:54:53 PST 2007

Pessoal,

no CONISLI desse ano eu estava conversando com o Lorn a respeito de um
dos autores do Catalyst, o Sebastian Riedel, ter abandonado o projeto
"para consertar uma série de erros de design feitos no Catalyst",
inciando um novo framework Web chamado Woodstock e depois renomeado
Mojo. O mesmo Sebastian iniciou o Catalyst como um fork do Maypole
(onde também era desenvolvedor ativo) pq "não gostava do rumo que o
framework estava tomando".

A fonte é um artigo de 2006 do Dave Cross[1], que critica a postura da
comunidade Perl em fazer forks e implementações independentes sempre
que alguém não está inteiramente satisfeito com algum módulo ou
framework (ao invés de contribuir para o mesmo), associando a enorme
quantidade de opções a mais dúvidas e novas implementações, ou até ao
abandono de soluções Perl em detrimento de soluções unificadas em
outras linguagens (no caso do artigo, ele se referia ao Rails).

Procurando por aí eu não achei mais nenhuma informação sobre o tal
Woodstock|Mojo, exceto links vazios. Também parece não haver nada
relacionado a isso no diretório dele no CPAN[2], que continua cheio de
módulos e plugins do Catalyst e alguns até do Maypole. Teria ele
mudado de idéia? Alguém sabe mais sobre o assunto?

E o que vcs acham dessa questão? Mais opções independentes ou mais
flexibilidade dentro da mesma opção?

Eu particularmente acho que isso tem muito a ver com adicionar ao
"existe mais de uma maneira de se fazer isso" um sufixo como "...mas a
maneira recomendada é essa". Já dizia o Conway: "algumas maneiras são
melhores que outras", e o sucesso de livros como o Cookbook mostra que
muitos programadores se sentem perdidos com a flexibilidade do Perl.
Sei que isso é de propósito e está intimamente relacionado com o
perfil da comunidade, mas queria saber o que vcs pensam sobre o
assunto mesmo assim. :-)

[1] - http://www.oreillynet.com/onlamp/blog/2006/05/mvc_frameworks_in_perl.html
[2] - http://search.cpan.org/~sri/
----