[Rio-pm] Palestras Relâmpago no Encontro Técnico

Breno G. de Oliveira breno em clavis.com.br
Domingo Agosto 6 17:32:47 PDT 2006

Talvez você nunca tenha dado uma palestra antes, e queira começar
pequeno. Não tem problema! Nesse encontro técnico estamos introduzindo o
conceito de Palestras Relâmpago - rápidas apresentações de 5 minutos
sobre um tema qualquer ligado ao Perl.

Para uma Palestra Relâmpago você não precisa nem fazer slides, e se
quiser fazer slides, só precisa de três. É ideal para quem não tem muito
tempo e ainda assim gostaria de participar.

Talvez você esteja nervoso(a) e com medo de estragar tudo. É muito mais
fácil planejar e fazer uma palestra de cinco minutos do que uma palestra
longa. E se você realmente fizer besteira, pelo menos a parte dolorosa
terminará rapidamente ;)

Talvez você não tenha muito a dizer. Talvez você queira apenas fazer uma
pergunta, ou convidar pessoas a participar do seu projeto, ou se gabar
de algo que fez, ou contar uma história curta para servir como aviso,
dica ou exemplo de uma determinada situação. Todas essas coisas são
muito interessantes e valem a pena serem compartilhadas, mas podem não
ser grandes o suficiente para preencherem uma palestra de 20 minutos a
meia hora.

Talvez você tenha muitas coisas a dizer, mas já pretende dar uma
palestra longa sobre uma dessas coisas e não quer roubar a cena. Não há
nada de errado em dar várias Palestras Relâmpago. Ei, elas só duram 5
minutos ;)

Por outro lado, muitas pessoas gostariam de assistir a uma palestra
relâmpago mas não assistiriam a uma palestra longa sobre o mesmo tema. O
risco para o ouvinte é muito menor: se a palestra for chata, ou se a
pessoa dando a palestra for um péssimo palestrante, bom, pelo menos terá
acabado em 5 minutos. Com uma palestra relâmpago, você nunca fica preso
numa palestra chata por meia hora.

Indique o seu tema para colocarmos na grade, ou simplesmente apareça por
lá com seu discurso pronto, e vamos trocar conhecimento!

Se ainda estiver com problemas para escolher um tema, aqui vão algumas
sugestões. É claro que você pode dar uma palestra sobre o que quiser,
quer esteja ou não nessa lista. Se tivermos uma agenda completa apenas
de discussões acaloradas de 5 minutos sobre cada tópico, a maioria sairá
satisfeita e terá se divertido um bocado!

1. Por que meu módulo favorito é X.
2. Quero fazer o projeto legal X. Alguém quer me ajudar?
3. Projeto de Sucesso: Eu fiz o projeto X. Foi um sucesso. Você pode se
beneficiar dele assim.
4. Projeto Fracassado: Eu fiz o projeto X. Foi um fracasso por causa disso.
5. Heresia: Pessoas sempre dizem X, mas estão errados, por causa disso.
6. You All Suck: Isso é o que há de errado com nossa comunidade.
7. Chamada para Ação: Vamos todos fazer mais de X / menos de X.
8. Não seria legal se X?
9. Alguém precisa fazer X.
10. Wish List (lista de pedidos)
11. Por que X foi um erro.
12. Por que X parece ter sido um erro, mas não foi.
13. Como é fazer X.
14. Essa é uma técnica útil que funcionou comigo.
15. Essa é uma técnica que eu achei que seria útil mas não funcionou.
16. Por que o algoritmo X é uma porcaria.
17. Comparação entre algoritmos X e Y.

Contamos com sua participação!

[]s

breno