[Recife-pm] Novo Na lista

Marco Aurélio (MACAÉ) marcoaureliomacae em gmail.com
Segunda Setembro 13 11:42:41 PDT 2010

Boa tarde, Caro Marcos Antonio Rufino do Egito,

Sou eu mesmo, estava lá com um iBook G4 da Apple, que já vem com o
Perl como parte integrante do sistema operacional assim como os
sistemas baseados no Linux, eu estava representando o Recife Perl
Mongers no II Encontro de Software Livre de Pernambuco Faculdade
Maurício de Nassau - Recife (PE) [1], infelizmente ninguém da nossa
comunidade apareceu, foi uma grande oportunidade para um contato
pessoa l com evangelistas do Software Livre de Pernambuco, um dos
melhores encontros que eu já participei.

Em minha opinião a melhor maneira de aprender alguma linguagem de
programação é resolvendo um problema com ela, isso não que dizer que
você deixe de lado os conceitos fundamentais sobre a linguagem [2],
assim você vai utilizando o que você aprendeu na prática e o Perl é
uma linguagem que você vai sentir muito satisfeito, pelo seu suporte
através das comunidades, documentação e milhares de módulos poderosos
para quase todos os tipos de problemas profissionais.

Eu encontrei no portal Viva o Linux, um artigo mostra um exemplo de
uma agenda escrita em Perl no ano de 2006, que eu dei uma olhada
rápida, e notei que o código é um pouco antigo, você pode dar vista.

Para você fazer uma agenda simples eu aconselho você utilizar um bando
de dados simples para armazenar os campos como o Mysql, para leitura,
escrita e exclusão você poderá usar os módulos de acesso DBI e
DBD::Mysql [3]. Agora você deve escrever a lógica do seu programa eu
para salvar, ler e excluir as informações na sua Agenda, mais para
isso você precisará de uma introdução básica sobre a linguagem Perl
[4].

Aqui estão alguns exemplos básicos, existem muito outros caminhos, não
se assuste porque na linguagem Perl há mais de uma maneira de fazer as
coisas [5], tenha uma excelente leitura!

Abraços colaborativos,
Marco Aurélio (MACAÉ)

Fontes:
[1] II Encontro de Software Livre de Pernambuco -
http://mail.pm.org/pipermail/recife-pm/2008-April/000025.html
[2] Começando com o Perl -
http://mail.pm.org/pipermail/recife-pm/2010-June/000076.html
[3] Conectando a um Banco de Dados -