[Recife-pm] Perl como primeira linguagem

Andre Carneiro andregarciacarneiro em gmail.com
Quarta Junho 9 12:37:18 PDT 2010

Em 9 de junho de 2010 13:04, Cleber Morais <cmorais em gmail.com> escreveu:

> O email de Ulisses me lembrou de um questionamento meu:
> Será que Perl "presta" para ser a primeira linguagem a ser aprendida por
> alguém?
> Queria pensar transversalmente nisso, não diretamente.
>
> Eu aprendi a programar com Pascal, num curso de Delphi (1.3 na época).
> Mas efetivamente, só comecei a programar MESMO com Perl, na faculdade.
>
> Nas faculdades, sempre começa-se por portugol, pascal e --às vezes-- C.
> Algumas tendem a já colocar JAVA desde o princípio. E eu pergunto:
> porque não Perl?

> [...]

Acho que os conceitos básicos são muito mais importantes do que a linguagem
em si. Portanto o ideal, ao meu ver, seria escolher uma linguagem onde seria
possível aplicar esses conceitos básicos. Mas quais seriam eles?

Estrutura de dados              - utilização de referências e ponteiros,
conceitos sobre listas, filas, pilhas, árvores, grafos etc., matrizes,
matrizes esparsas, armazenamento estático, dinâmico, buffers, hippes,
hashes, etc...
Programação em baixo nível - conceitos sobre interrupções, registradores,
barramentos, talvez um pouco de Assembly?!?!?.

Acho que linguagens como C e Pascal se adequam melhor para o entendimento
dessas coisas do que Perl, já que Perl abstrai muito esses conceitos, embora
seja possível demonstrar com Perl, mas de formas diferentes e, na minha
opinião, não ajudam muito no entendimento.

É importante lembrar que isso também deve depender muito do curso. As grades
de cursos com foco no mercado, ou se preferirem, 'atividade fim'( tô ficando
velho...), demonstra normalmente a não-intenção de se ensinar alguns desses
conceitos que mencionei acima, e acabam desviando o foco para o mercado,
assim normalmente adotam Java ou outra linguagem orientada a objetos como
plataforma de estudos.

Cursos como Ciência e Engenharia da Computação, eram conhecidos 'no meu
tempo', como cursos de 'atividade-meio', ou seja, atividades que se
preocupavam em como as coisas são e/ou deveriam ser feitas, e isso deveria
implicar em produção científica e novos conceitos e tecnologias, mas não é o
que normalmente ocorre. Mas sem sair do foco, normalmente é nesse tipo de
curso em que se vê os conceitos mencionados acima.

Concluindo

Concordo com você que Perl não é adequado para introduzir uma pessoa no
mundo do desenvolvimento, preferindo para isso, linguagens como C e Pascal.

Cheers!

André Garcia Carneiro
Analista/Desenvolvedor Perl
(11)82907780