[Recife-pm] Perl como primeira linguagem

Cleber Morais cmorais em gmail.com
Quarta Junho 9 09:04:07 PDT 2010

O email de Ulisses me lembrou de um questionamento meu:
Será que Perl "presta" para ser a primeira linguagem a ser aprendida por alguém?
Queria pensar transversalmente nisso, não diretamente.

Eu aprendi a programar com Pascal, num curso de Delphi (1.3 na época).
Mas efetivamente, só comecei a programar MESMO com Perl, na faculdade.

Nas faculdades, sempre começa-se por portugol, pascal e --às vezes-- C.
Algumas tendem a já colocar JAVA desde o princípio. E eu pergunto:
porque não Perl?

Uma desvantagem é que não é fortemente tipada, que pode ser uma
habilidade importante
para certos contextos. Com algumas linguagens mais modernas, como
Python, também são assim
e não parece ser um problema significativo.

Sobre a forma de escrever, acho que não é um problema; Porque o
professor pode escolher uma forma
e os alunos seguiriam essa. Não seria necessário, por exemplo, que o
professor explicasse TODAS
as formas de fazer uma iteração. Mas uma, que ele achar mais didática,
menos "criptic".

O que vocês adicionariam?

abs

Cleber M