[Recife-pm] Digest Recife-pm, volume 12, assunto 1

Cleber Morais cmorais em gmail.com
Quarta Junho 9 03:45:07 PDT 2010

Oooeee

Que bom que um tópico simples animou tudo. Pena que a pessoa que
postou não falou  mais. E ai, Bruno da Fonte, o que acha de tudo isso?

Não vou entrar nesse flame wars, apesar da ENORME vontade. Só acho que
não é necessário ficar provocando com essas coisas de "vai estudar"...
Porque eu estudo. Eu leio e sei, com o limite da minha opinião, o que
estou falando. Programo em Perl há 9 anos e já mantive um sistema web
com mais de 8000 usuários cadastrados e mais de 300 acessos por dia.
Ah, e sou formado, ok? E com Mestrado. (Já imagino o comentário Troll:
"Putz, pior ainda!"). Defendido minha pessoa, continuemos.

Mas o ponto que levanto é: é mais fácil aprender Perl programando ou
aprender Perl aplicando restrições?(Antes de mais nada, aprenda boas
práticas; leia o perldocs -- preferencialmente todo--, levante bom
requisitos, documente corretamente, use a metodologia adequada, passe
pelos momentos de iteração... para fazer sua calcuradora).

Acho que o mais importante é, desculpem a lista, é aprender a
programar. Qualquer coisa, de qualquer jeito. Por sorte nossa, usamos
Perl, que possui um monte de coisas que facilitam a aprendizagem e o
modelo mental de cada um. Algumas linguagens não são tão fáceis assim,
tão mnemónicas (toda vez que uso C tenho que ficar xingando o fato de
não poder atribuir simplesmente um valor a um array). Mas o objetivo é
PROGRAMAR, não aprender Perl. E eu venho de uma "linhagem" de caras
que aprendem fazendo. Teorizar é ótimo, mas nem sempre aprende-se onde
coloca isso no mundo. Prática é legal, mas esvazia o conhecimento. Por
isso acredito que começamos com a prática e depois vamos para o estudo
para melhorar a prática...e entra em loop.

Meu objetivo quando falei era fazer o Bruno programar, numa abordagem
top-down. Todo mundo na lista estava falando bottom-up (leia o
perldocs, veja o CPAN...). Mas isso não é a parte mais legal (pelo
menos para mim) do Perl. A parte mais legal é funcionar.

É fácil dizer que o código é uma desgraça. E é mesmo. Não é uma obra
de arte e nem pretende ser. Mas eu asseguro que funciona. Asseguro que
pode ser melhorado e asseguro que foi o único (e até agora, quando
mandei essa mensagem) que mandou código para a lista. Espera, é uma
lista de boas práticas e leitura comentada ou de programação? Ou
existe uma metodologia para falar disso? Primeiro manda o cara ler
tudo que vier pela frente... Se ele continuar na lista, manda ele ler
mais outras coisas, se realmente o cara for chato suficiente para
continar, mandamos algum código para ele calar a boca </trolling>.
[Não resisti a essa provocação...]

Concordo com o Breno e o MACAE. E, acho importante frizar, não sou
contra POG. Só acho que você não deve vender gato por lebre. Não venda
POG como se fosse ouro, não venda documentos quando o que você precisa
é uma coisa muito simples.

But... With that being said... I'll probably goes with the tomatoes.
It'll be a lot of rain in your area latter this year and that will
help the crop. Next caller! [1]

Cleber M

[1] Calls for Cthullu http://www.youtube.com/watch?v=-DsgZ4JXXB8