[Recife-pm] Digest Recife-pm, volume 12, assunto 1

marcos alvares marcos.alvares em gmail.com
Terça Junho 8 17:11:20 PDT 2010

Oi Bruno,

o método que vai ser mais adequado ao seu caso vai depender do seu nível de
maturidade com linguagens de programação e paradigmas de linguagem de
programação. Dependendo da sua situação, a contratação de um professor
particular pode ser desnecessário.

Na época que aprendi Perl, estava iniciando minha graduação e tinha pouca
experiência com orientação a objetos. Eu li o livro "*Programming Perl*" [1]
(inclusive tem uma versão em português) e pratiquei bastante. Tive muita
sorte de poder aplicar Perl diretamente no meu trabalho. Uma alternativa
prática  é participar de algum projeto *open-source*.

Após aprender Perl bem (sintaxe, semântica e prática), ai você estará
preparado para estudar as extensões de Perl para aplicações específicas
(Banco de dados, WEB, Eventos ...).

Acredito que esse é um caminho para um aprendizado sólido da linguagem
(inclusive podemos extrapolar pra outras linguagens). Se você precisar de
Perl e do DBI para um esforço pontual e urgente. Então compre direto um
daqueles livros de tecnologia da tecnologia, Perl - DBI em 24h [2].

[1]
http://books.google.com.br/books?id=oh8lz4A3sUsC&dq=programming+perl&printsec=frontcover&source=bn&hl=pt-BR&ei=bNcOTOmhJ4yGuAf3wIWwDQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=4&ved=0CC0Q6AEwAw#v=onepage&q&f=false

[2] http://oreilly.com/catalog/9781565926998
---
Marcos Álvares <marcos.alvares at gmail.com>