[Recife-pm] Digest Recife-pm, volume 12, assunto 1

Andre Carneiro andregarciacarneiro em gmail.com
Terça Junho 8 14:44:24 PDT 2010

Em 8 de junho de 2010 17:05, Cleber Morais <cmorais em gmail.com> escreveu:

> Hmmm
>
> Bem, uma das coisas que eu gosto em Perl é que existe inúmeras
> maneiras de programar.
> De certa forma, isso diz que cada programador de Perl segue uma forma
> diferente de escrever
> E literalmente pensar. Eu por exemplo, oriento meu códigos a sujeira
> que funciona até
> limpeza artística. Má prática de programação? Poderia ser, se os
> códigos não funcionassem.
> Para facilitar a manutenção, organizo depois que o sistema funciona.

Que medo!

Desde que você aplique isso para scripts descartáveis eu até posso
concordar.

Mas num projeto maior, se você usa esse tipo de mentalidade, só posso dizer
que sinto muito pelo seu patrão e pela empresa onde você trabalha. E se o
seu patrão pensa assim também, pobre dos clientes.

Duvido que você chegue ao que você mencionou de 'limpeza artística'. Mesmo
porque isso tá me parecendo mesmo é conversa mole!

Qualidade não é luxo da empresa, é DEVER do desenvolvedor. Por favor não
trate com desdém essas coisas. Dizer que programar de qualquer jeito e
melhorar depois é 'conversa pra boi dormir' !! Com o tempo( e já vi
acontecer muito por aqui ), profissionais/empresas que trabalham assim logo
perdem credibilidade e/ou clientes( salvo as raras exceções ).

Se você faz bem-feito logo de início, não precisará se preocupar tanto com
manutenção no futuro, isso é fato! Se não fosse asim não existiriam padrões
de projeto, nem seriam necessárias as criações de padrões de
desenvolvimento. Todos os desenvolvedores ganhariam bem e fariam orgias com
seus códigos...
Então não me venha com essa, e seja profissional por favor! Atitudes como
essa só queimam o filme da linguagem e da comunidade.

> Ruim, para mim,  é fazer um código perfeito documentado em cinco
> camandas... que não roda direito.

Se você fez isso e mesmo assim o código não roda direito, então o problema é
o seu projeto, não o fato de você usar programação em camadas. Você é que
não sabe fazer, portanto pare de falar besteira vai estudar!

> Para quê todo esse preâmbulo? Para dizer que você pode aprender DB
> fácil e rápido com Perl.

A questão não é aprender rápido, mas superficialmente. Se você aprende algo
superficialmente, vai ter resultados superficiais, ou seja, código POG,
armengues, ou sei lá mais o q...

> E depois você incrementa, melhora, desenvolve, em conjunto com sua
> capacidade de programação.

Sinto muito, mas desculpa de alejado é muleta!!!

Não, meu caro! Uma coisa é você começar com algo simples, outra é começar
com algo errado, continuar fazendo errado, e sugerir que façam errado !
Existem várias maneiras 'certas' de se resolver um problema, não precisa dar
relaxo só porque tá com preguiça fazer, ou com preguiça de ensinar.

> Porque isso? Quanto menos dificuldade você tiver para COMEÇAR em Perl,
> mais fácil será para você FICAR usando. Perl tem uns truques que são
> realmente muito legais, porque não aproveitar isso?

Ninguém falou nada sobre 'não usar truques', truques != "ARMENGUE" , como se
diz por aí... Armengue é coisa de amador preguiçoso, aceitável somente e em
casos extremos e temporários, e olhe lá... E isso não tem nada a ver com ser
um programador 'preguiçoso', como disse Larry Wall.

Resumindo, seja, acima de tudo, PROFISSIONAL. Ame o que faz e faça direito!
Perl dá muitos atalhos para resolver as coisas, de muitas maneiras
diferentes. No entanto você é quem precisa decidir se o seu código vai ser
reaproveitável, de fácil manutenção( ou nenhuma, se possível ), escalável,
elegante, e não menos importante, robusto, e você deve cuidar disso, pois
Perl não vai cuidar pra você!!!

> No caso de um DB, muito provavelmente tanto faz se for Windows ou
> Linux. O código é extremamente portável... Não chega a ser uma
> dificuldade. Normalmente eu uso Perl para Web, o que para mim é
> incrivelmente mais fácil pensar front-end. Mas terminal também rola e
> muito legal.

E você ainda programa para web pensando desse jeito? E no WIndows?????

Só pelo fato de você trabalhar com Windows, já deveria estar 10000x mais
preocupado com questões de segurança, no windows + web nem se fala!! Bruno,
não escute o que esse homem diz. Ele precisa de mais orientação que você!

> Saca só esses dois códigos: http://codethe.net/codigo/perlDB.zip
> É esperado, se você tiver todos os pacotes, que esse código funcione
> tanto no Windows como no Linux. Eu uso Linux, mas já rodei esses
> carinhas ai no Windows...No Windows, eu uso normalmente o ActivePerl,
> que acho bem arrumado e já vem com PerlPackageManager2 (ppm) vulgo
> "cpan" no linux. Você diz qual é o pacote, ele instala. Simples assim.

Você precisa realmente se atualizar e ler mais a documentação do DBI,
principalmente sobre 'placeholders'. E com certeza precisa aprender sobre
tratamento de erros e transações. Esse código é uma desgraça! Totalmente
sujeito a falhas de segurança e crash. E isso não é algo que se deva tratar
'melhorando depois'...

> É tudo o que você precisa, o resto é melhorar e aplicar.

Não, com certeza não é. Meu conselho é que não se siga esse caminho, pois
vai dar tiros no pé, e vai se arrepender muito depois. Sem mencionar que vai
acabar sendo demitido mais cedo ou mais tarde por uma malfadada cagada. Ou
pior, vai acabar se decepcionando injustamente com a linguagem.

> Com esses códigos ai você já pode fazer um sistema que funcione em
> rede conectando a DBs remotos... Não é seguro, mas funciona =D

'Não é seguro, mas funciona' . Você é parente do Maluf ?? Trágico que você
pense assim. Espero que mude de atitude um dia.

É nessas horas que dá vergonha de ser brasileiro.

> Precisas estudar SQL e alguma coisa sobre Hashes e iteração neles...
>
> No mais, mão a obra!

Essa aqui é piada, né?

> em

Cheers!