[Recife-pm] Digest Recife-pm, volume 12, assunto 1

Cleber Morais cmorais em gmail.com
Terça Junho 8 13:05:38 PDT 2010

Hmmm

Bem, uma das coisas que eu gosto em Perl é que existe inúmeras
maneiras de programar.
De certa forma, isso diz que cada programador de Perl segue uma forma
diferente de escrever
E literalmente pensar. Eu por exemplo, oriento meu códigos a sujeira
que funciona até
limpeza artística. Má prática de programação? Poderia ser, se os
códigos não funcionassem.
Para facilitar a manutenção, organizo depois que o sistema funciona.
Ruim, para mim,  é fazer um código perfeito documentado em cinco
camandas... que não roda direito.

Para quê todo esse preâmbulo? Para dizer que você pode aprender DB
fácil e rápido com Perl.
E depois você incrementa, melhora, desenvolve, em conjunto com sua
capacidade de programação.

Porque isso? Quanto menos dificuldade você tiver para COMEÇAR em Perl,
mais fácil será para você FICAR usando. Perl tem uns truques que são
realmente muito legais, porque não aproveitar isso?

No caso de um DB, muito provavelmente tanto faz se for Windows ou
Linux. O código é extremamente portável... Não chega a ser uma
dificuldade. Normalmente eu uso Perl para Web, o que para mim é
incrivelmente mais fácil pensar front-end. Mas terminal também rola e
muito legal.

Saca só esses dois códigos: http://codethe.net/codigo/perlDB.zip
É esperado, se você tiver todos os pacotes, que esse código funcione
tanto no Windows como no Linux. Eu uso Linux, mas já rodei esses
carinhas ai no Windows...No Windows, eu uso normalmente o ActivePerl,
que acho bem arrumado e já vem com PerlPackageManager2 (ppm) vulgo
"cpan" no linux. Você diz qual é o pacote, ele instala. Simples assim.

É tudo o que você precisa, o resto é melhorar e aplicar.

Com esses códigos ai você já pode fazer um sistema que funcione em
rede conectando a DBs remotos... Não é seguro, mas funciona =D

Precisas estudar SQL e alguma coisa sobre Hashes e iteração neles...

No mais, mão a obra!

abs

Cleber M