[Recife-pm] Digest Recife-pm, volume 12, assunto 1

Andre Carneiro andregarciacarneiro em gmail.com
Terça Junho 8 11:39:37 PDT 2010

Bruno,

Eu entendo o seu ponto, mas acho que não vale a pena você pagar só para
aprender Perl tão superficialmente, levanto em conta que você mencionou
especificamente que gostaria de 'aprender a utilizar Perl com algum banco de
dados' . Isso não fará de você um programador Perl, e provavelmente você vai
se cansar de ler respostas como essa por aqui, até que resolva seguir o meu
conselho e os demais, ou não ...  :P

Sendo assim eu sugiro que, já que você está aprendendo por hobby, gaste
bastante tempo lendo documentação e outros materiais que o pessoal possa
passar por aqui, e então resolver problemas mais simples de imediato, para
depois passar para bancos de dados. Isso tem motivos:

- Perl tem 'sutilezas' que devem ser introduzidas antes de se começar a
'fuçar', ou você vai achar logo de cara que a linguagem foi feita por
alienígenas ou no mínimo por egípcios...;

- Aprender algo superficialmente = aprender nada; Nesse caso você pode
tentar isso sozinho. Tem material de sobra na internet, embora você diga o
contrário. Leia mais abaixo;

- Queremos que os profissionais( mesmo 'hobistas' ), amem Perl tanto quanto
nós e mostrem o desejo pela excelência , auto-aprendizado e vontade de
ajudar. Características que consideramos essenciais em alguém realmente
envolvido com Perl ;

MATERIAL INTRODUTÓRIO/INTERMEDIARIO

Um material inicial muuuito bacana é o do Otávio Fernandes, e está no link
abaixo( está em português, ora vejam só! :D ):

http://github.com/otaviof/SPPM-Perl_101/raw/master/Introducao%20ao%20Perl%20(Perl%20101).pdf

Dá uma boa lida nesse material, tente resolver problemas simples, e traga
dúvidas para a lista. Teremos prazer em te ajudar!

Depois dê uma olhada nos artigos do http://perl.org.br, na sessão
'Documentação'.

Se resolver mudar de idéia quanto ao lance do 'inglês'( recomendo fortemente
que reconsidere sua posição e tente aprender inglês, aliás é um motivo
melhor para se pagar um curso, já que considero que o material,
principalmente em inglês, mais a comunidade pode te ajudar muito mais do que
um curso ), e tomar coragem para ler o material em inglês, tente isso:

http://perldoc.perl.org

Lá você encontra tutoriais e muito material interessante para se introduzir
na linguagem. Sugiro que você comece por:

http://perldoc.perl.org/index-overview.html

Nessa página: http://perldoc.perl.org/index-tutorials.html, eu começaria
pelos links abaixo, mas dá uma olhada em todos!

http://perldoc.perl.org/perldata.html
http://perldoc.perl.org/perlsyn.html
http://perldoc.perl.org/perlvar.html
http://perldoc.perl.org/perlref.html
http://perldoc.perl.org/perldsc.html #Esse eu considero um dos mais
importantes

( alguns desses artigos existem em português em http://perl.org.br )

http://www.perl.org/books/beginning-perl/  #achei esse agora, não sei se é
bom,  mas parece ser ...

Depois disso, leia sobre expressões regulares:

perlre <perlre.html>
perlreref <perlreref.html>

Várias dúvidas e problemas depois ... leia sobre orientação a objetos:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Orienta%C3%A7%C3%A3o_a_objetos
perlobj <perlobj.html>

Depois disso tente começar a usar o CPAN, começando pelo módulo de interface
com SGBDS, o DBI.

*DBI </~timb/DBI-1.611/DBI.pm>*

Se você já tem algum conhecimento em orientação a objetos, pode ler sobre
abstração de classes e abstração de banco de dados em Perl, através da
documentação dos seguintes módulos:

*Class::MOP </~flora/Class-MOP-1.03/lib/Class/MOP.pm>*

*Moose* </~flora/Moose-1.07/lib/Moose.pm>

*DBIx::Class </~frew/DBIx-Class-0.08122/lib/DBIx/Class.pm>*

Muitas dúvidas depois ...

Finalmente, junte tudo que você aprendeu, e comece a ler sobre:

*MVC <http://pt.wikipedia.org/wiki/MVC>*

Cansei! Pra fechar!

*Catalyst <http://www.maluco.com.br/perl/catalyst.html> (Português -
material do maluco, nosso moderador!)*

*Catalyst* - Web Framework <http://www.catalystframework.org/>

Outros links relacionados ao CPAN:

http://search.cpan.org # você pesquisa módulos aqui
http://www.cpan.org # guia sobre módulos, scripts, o próprio Perl e muito
mais.
cpan <cpan.html> # documentação sobre o cpan em linha de comando

Divirta-se!!! Cheers!

André Garcia Carneiro
Analista/Desenvolvedor Perl
(11)82907780