[Recife-pm] Digest Recife-pm, volume 12, assunto 1

breno breno em rio.pm.org
Segunda Junho 7 13:16:08 PDT 2010

2010/6/7 Bruno da Fonte <brunodafonte em gmail.com>:
> Boa tarde,
> gostaria de ter "aula particular" de Perl, na verdade quero aprender a
> utilizar o perl em windows com algum banco de dados, já peguei vários
> tutoriais na net más não dá, pois não sou programador por profissão e sim
> por hobbye.

Oi Bruno,

não é aula particular, mas tenho certeza que se tiver qualquer dúvida
a lista terá o maior prazer em te ajudar :-)

Pra começar, baixe e instale a última versão do Strawberry Perl
(http://strawberryperl.com). Depois, experimente ler o perlintro
(http://perl.org.br/Perldoc/V500807/Perlintro) e experimentar alguns
"alo mundo". Qualquer dúvida, grita!

Sobre bancos de dados, vc está familiarizado com eles? Quais? Perl
possui um dos maiores suportes a bancos das linguagem de programação
modernas e, se o seu SQL for compatível, trocar de banco é apenas
questão de carregar o módulo de driver do banco novo. Dê uma olhada em
(http://search.cpan.org/perldoc?DBI) para mais informações sobre
interação direta com bancos de dados. Quando quiser uma abstração
maior, pode escolher um ORM como o DBIx::Class, mas eu recomendaria um
pouco mais de bagagem (com Perl e com bancos de dados) antes de seguir
por essa linha.

É isso, espero ter ajudado!

[]s

-b