Dúvida sobre @ARGV. Era: Re: [PortoAlegre-pm] Digest PortoAlegre-pm, volume 13, assunto 4

Igor Sutton Lopes igor em izut.com
Quarta Novembro 30 12:54:33 PST 2005

Alcioni Dalpra wrote:

>aproveitando, se alguem souber me dar mais detalhes de como eu uso a
>variavel ARGC, ARCV que funcao cada uma possui....sei que li algo
>sobre argumentos mas nao me ficou muito claro, como esses argumentos
>sao passados? e como eu os chamo, tenho que criar uma variavel?
>se alguem puder responder....obrigado!!!

Em Perl, existe a variável @ARGV, que é um array contendo os argumentos
do seu programa.

Um exemplo:

<code>
#!/usr/bin/env perl

print "Numero de args passado: $#ARGV\n"; # Imprime o número de argumentos
print "Args passado: @ARGV\n"; # Imprime os argumentos
</code>

Explicando:

Como você já deve ter lido sobre arrays em 'perldoc perldata', sendo
@arr um array, $#arr informa o número de elementos que este array
possui, iniciando em -1 (vazio). Outra dica é, quando você imprime um
array interpolado, é o mesmo que <c>print join " ", @arr</c>.

Abraço,
--

Igor Sutton Lopes