[PortoAlegre-pm] Dúvidas sobre impressão

portoalegre-pm em mail.pm.org portoalegre-pm em mail.pm.org
Quarta Agosto 18 08:02:49 CDT 2004

Olá a todos

Sou um feliz usuário de Delphi/Kylix há alguns anos. Mas a política da
borland de agradar a microsoft e fazer tudo voltado para .net,
descontinuar o kylix, não portar algumas paletas do Delphi 7 para o 8
e por ai a fora, me fizeram procurar por alternativas.

Dentre elas me surpreendi com a performace do Perl, uso FireBird 1.5 e
instalei o DBD::InterBase, para minha surpresa a velocidade de acesso
foi praticamente a mesma alcançada com o IBX que uso no delphi.

Para testar o desempenho fiz duas CGIs rodando na mesma máquina, uma
em D7 e outra usando o activeperl para windows, acessando um mesmo
servidor FB. As CGIs davam um select em uma tabela com 7 campos e
aproximadamente 23.000 registros.

Se simplesmente percorresse os registros até o fim, ambas eram
instantâneas.(me pareceu que o tempo de acesso ao FB foi parecido em
ambos).

Gerando um html com os dados de cada campo concatenados sem nenhuma
formatação, o perl leva entre 2 e 3 segundos, no delphi o melhor tempo
foi 27 segundos. (me pareceu q o perl é "endemonhado" para lidar com
strings).

Então pedi para um colega repetir a experiência em PHP usamos o mesmo
FB mas a máquina q rodou o php era diferente, os resultados foram
muito parecidos com os do perl quase sempre 2 segundos.

Mas como preciso também gerar desktops fiz alguns testes no Tk, agora
usando o perl num kurumin, mais uma vez me surpreendi com o controle
que o tk propicia ao programador sobre cada objeto.

Outro obstaculo foi um hardware da colleter que uso no balcão de
empréstimos da nossa biblioteca para ler a carterinha e pegar a senha
do usuário, no delphi eu usava uma DLL mas para o linix os caras nao
tinham nenhuma SO da vida, então eles gentilmente me forneceram o
protocolo deles e usei um tal de Device::SerialPort para mandar os
comandos direto para a COM.

Bom, agora que já dei meu testemunho de vida, gostaria de saber dos
amigos como vcs lidam com os problemas de impressão, existe um
TPrinter da vida no Tk? existe algum modulo para relatórios?

Só o que esta me faltando para deixar o delphi de lado e migrar minhas
aplicações para perl são as malditas impressões

valeu pessoal

Enio Bueno