[Cascavel-pm] OFF Microsoft SQL Server

Leonardo Ruoso leonardo em ruoso.com
Domingo Novembro 25 06:24:50 PST 2012

Em 24 de novembro de 2012 18:09, Sammuel Souza
<sammuel.souza em gmail.com>escreveu:

> Tenho a seguinte query no SQL Server - Rodando no sistema local.
> Select COUNT(*) as Qtde  FROM Dep  WHERE cd_cecam = 1823 AND
> cd_funcionario = 6 AND ((cd_TpIncCalcDep IN ('S','I')) AND ((     (cd_Grau
> IN ('A', 'F')) AND (GrauInstruc IN (6, 7, 8)) AND (DateDiff(yy, Nascimento,
> GETDATE()) <= 24))  OR ((Grau IN ('A', 'F')) AND (DateDiff(yy, Nascimento,
> GETDATE()) <= 21)) OR (GrauParente IN ('E', 'P')) OR (fl_Invalidez = 'S'))
> OR (cd_TpIncCalcDep = 'G'))";

«Tenho a seguinte query» significa que é essa query que você quer alterar
ou esse é só um modelo de query que você não conseguiu rodar no MySQL?

Nessa query eu só vejo a diferença de sintaxe no DATEDIFF que provavelmente
pode ser resolvida usando TIMESTAMPDIFF no MySQL, isso apesar de haver
DATEDIFF no MySQL. Claro que pode ter alguma outra coisa que eu não vi.

> Todo banco de dados foi convertido para mysql para executar via web

Eu não entendi essa afirmação. Não há diferença entre usar o MSSQL e o
MySQL em uma aplicação Web ou através de um WS. Qual exatamente o requisito?

> Seria possível uma conversão da query toda?

São quantas queries? 50? 100? 200?

Ou você não tem como modificar as queries nos aplicativos legados —são
compilados e você não tem os fontes?

Se o aplicativo utilizar um ORM —Hybernate em Java, por exemplo— há alguma
chance de você substituir o «motor» e ficar com um número mínimo de queries
feitas a mão para traduzir, um trabalho que «manual» deve ser mais efetivo
que automatizado.

Achei programas + são pagos.

Eu nem vou explicar que o free em /free software/ não vem de grátis, mas de
livre e que trocar um software já existente por um opensource não é
garantia de redução de custos, principalmente no curto prazo.

> Tem algum programa free?

Vamos a algumas perguntinhas básicas?

 - Não seria melhor manter o MSSQL para atender ao software legado e
construir o novo software utilizando o MSSQL?

 - Há algum motivo forte para estar a substituir o MSSQL pelo MySQL? MySQL
«espera» um RDBMS de verdade. Substituir o MySQL, dependendo da aplicação,
pode ser desastroso. A maioria dos hostings oferecem /shared hosting/ de
MSSQL server, por vezes incluso no preço da hospedagem ou por um valor que
não compense a substituição.

 - Não valeria simplesmente revisar as queries existentes no aplicativo
atual e até criar a possibilidade dele rodar com ambos ou bancos dependendo
da configuração?

Abraços,