[Cascavel-pm] módulos para Captcha ou opções alternativas

Márcio Ferreira Ribeiro mmmferreira em gmail.com
Terça Abril 5 06:56:56 PDT 2011

Olá a todos,

fazem uns 7 anos da última vez que precisei trabalhar com Captcha e por isso
estou um pouco perdido no assunto.
Não tem sido comum que eu faça sistemas para internet, só tenho trabalhado
com intranet e por isso não tenho me preocupado com sistemas para evitar que
spamers e bots de forma geral se cadastrem nos sistemas que tenho
desenvolvido.
No momento estou fazendo uma pesquisa para saber o q poderia ser utilizado
para evitar esses cadastros indesejados, depois de alguma leitura encontrei
alguma opções interessantes:
Na categoria webservices:
1) reCaptcha (
http://search.cpan.org/~andya/Captcha-reCAPTCHA-0.94/lib/Captcha/reCAPTCHA.pm):
serviço online, só não consegui descobri se ele tem opções para português.
Mas envolve algum tipo de publicidade sobre o serviço deles
2) Human Verification (http://skriptke.ltn.net/hv/en.htm): tb pareceu ser um
serviço online, mais simples e direto.
3) Captchas.net (http://captchas.net/sample/perl/): pareceu ser o mais
simples.

A verdade é que serviços online me preocupam pois não estão sob o controle
da minha equipe. Então estão como última opção.

Na categoria CPAN eu encontrei:
1) Authen::Captcha (
http://search.cpan.org/~unrtst/Authen-Captcha-1.023/Captcha.pm)
2) GD::RPPNG (http://search.cpan.org/~spale/gd-rppng-0.9/RPPNG.pm)

Eu vi outras opções mas foram essas que me pareceram mais uteis. Eu já
trabalhei com o GD::RPPNG (há 7 anos atrás), mas não vi nenhuma atualização
recente.

E para "ajudar" li alguns documentos que discutiam a real necessidade dos
Captchas.

Diante disso tudo peço ajuda dos colegas:
1) Ainda é valido usar Captchas ou existe opção melhor?
2) E se for usar Captcha, alguma sugestão para alguém que está que está
recomeçando no assunto? Dicas, outros modulos, material de leitura, qq coisa
ajuda. ;-)

PS.: Eu vi o módulo de Captcha para o Catalyst, mas nesse projeto
infelizmente não estou usando Catalyst.

Obrigado.