[Cascavel-pm] Catalyst: Dispatching

Ednardo Lobo ednardo em lobo.eti.br
Quinta Maio 20 16:58:13 PDT 2010

Pessoal,

Estou descido a utilizar o Catalyst como framework para implementação de
minhas futuras aplicações, inclusive tenho um projeto já aprovado com
cronograma iniciando nesta segunda-feira e estou cogitando implementá-lo
já usando o Catalyst.

Tenho razoável conhecimento teórico - porém nenhum prático - dos
seguintes módulos:

1) Class::DBI
2) Template ToolKit
3) FormFu
4) FormBuilder

E boa experiência com os seguintes módulos, os quais integrei num
framework próprio que venho utilizando a muito tempo mas que agora
pretendo abandonar:

1) CGI
2) HTML::Template
3) HTML::Parser
4) Apache::Session
5) DBI

Neste framework não adotava completamente a metodologia MVC, apenas
mantinha uma separação entre código e HMTL, usando o HTML::Template que
devo, provavelmente, trocar pelo Template ToolKit.

Minha maior dificuldade no momento é com relação ao mapeamento de URLs
em "actions" (dispatching), cuja a metodologia ainda não compreendi bem.
Em razão disso não sei ao certo qual a melhor forma de estruturar os
"Controllers" e as "actions" dentro deles.

Li os documentos abaixo, mas só tratam da sintaxe e uso dos métodos. Não
encontrei nada que trate de metodologia e melhor aplicação desses
métodos (boas práticas).

1) Catalyst::Manual
2) Catalyst::Dispatcher
3) Catalyst::DispatchType::Chained

Necessito, portanto, de sugestões de leituras e qualquer tipo de orientação.

Grato,

--
     Ednardo Lobo

     www.lobo.eti.br