[Cascavel-pm] Perl "roda mais lenta" que outras linguagens?

Eden Cardim edencardim em gmail.com
Quarta Março 24 12:12:58 PDT 2010

2010/3/24 Otávio Fernandes <otaviof em gmail.com>:
> Estou falando especificamente sobre o ambiente de VMs. Se a decisão
> deve ser tomada em tempo de execução, se existe criação de novos
> trechos dinamicamente, não há como tirar proveito de uma tecnologia
> como Hotspots, por exemplo.

Decisões são sempre tomadas em tempo de execução, e qualquer linguagem
decente consegue carregar novos trechos em tempo de execução, e não é
isso que determina se uma linguagem é dinâmica ou não. Não entendi a
relação disso com hotspots, que inserem otimizações nos trechos mais
executados do código, as mesmas otimizações que um bom desenvolvedor
faria na mão, e é essa a vantagem da tecnologia, tirar a carga de
otimizações mundanas das mãos do desenvolvedor, e de fato, a
existência de self-modifying code é o que viabiliza esse tipo de
coisa. A otimização de que eu estou falando e que é realmente
significativa trata da complexidade algoritmica, tecnologia nenhuma
consegue transformar um algoritmo O(n^2) num algoritmo O(n), isso sim
seria um ganho significativo. Disso tudo implica que um ser humano
experiente e com conhecimento razoável sobre complexidade algoritmitca
consegue analisar e otimizar código em qualquer linguagem, melhor do
que uma VM, se isso é produtivo e/ou viável, depende do projeto e de
outras considerações de engenharia, como custo, tempo e mão-de-obra
disponível. Observa que eu não estou descartando otimizações a nível
de VM como produtivos, mas fazer uma assertiva generalizada sobre
desempenho disso vs aquilo é sempre perigoso.

A propósito, aqui vai um texto divertido sobre otimização automática
vs seres humanos: http://www.pbm.com/~lindahl/mel.html

--
   Eden Cardim       Need help with your Catalyst or DBIx::Class project?
  Code Monkey                    http://www.shadowcat.co.uk/catalyst/