[Cascavel-pm] Perl "roda mais lenta" que outras linguagens?

Donato Azevedo donatoaz em gmail.com
Quarta Março 10 04:01:06 PST 2010

2010/3/10 Blabos de Blebe <blabos em gmail.com>:
> "Torture os números o suficiente e eles lhe dirão o que você quiser".

Minha irmã faz mestrado em demografia e diz o seguinte:
"78,2% das estatísticas são inventadas."

A questão de ser mais ou menos rápido é, na verdade, uma questão de
propósito (que cai no que o Eden falou sobre aplicações do mundo real)
e recurso (tempo disponível para desenvolver, qual a máquina em que
vai rodar, quais são os verdadeiros gargalos para o desempenho (tipo:
banco de dados, rede, sistema operacional (em que vem a inicialização
do processo, o acesso a disco, etc))).

Você, por mais que talvez seja muito mais simples, não vai fazer uma
aplicação hard real time de missão crítica em Perl, do mesmo jeito que
não vai fazer uma rede social web 2.0 em C, independente do que vai
ser mais rápido pra rodar ou pra fazer.

Mas, no fim das contas, se você só pensa em performance mesmo, é o que
eu acho sobre os exageros de conteúdo do The Art of Computer
Programming do Knuth, que é do tipo: claro que uma árvore B-reversa
duplo twist carpado em inline assembly pode fazer sua aplicação rodar
2% mais rápido... mas agora que você tem sua árvore bizarrona, seu
aplicativo ficou difícil de entender e de manter.

Acho meio sem propósito querer benchmarquear Perl x C.... Aprende as
duas linguagens. A vida é curta, mas não tanto...

--
Donato Azevedo