[Cascavel-pm] Perl é para mim?

Glauber Machado Rodrigues (Ananda) glauber.rodrigues em gmail.com
Terça Março 9 08:46:23 PST 2010

2010/3/8 "Flávio R. Lopes" <flavio.lopes em links.inf.br>

> (...)
> Na verdade gostaria que vocês me dessem sua opinião (por favor, de forma
> isenta e imparcial) sobre um comparativo entre as linguagens:
> PERL x JAVA
> PERL x PHP

Muito cuidado se você estiver pensando em estudar Perl em profundidade nesse
momento.

As suas chances de desistir temporariamente de Perl são muito maiores no
início, quando você ainda está esperando que Perl seja como as outras
linguagens. Se você passar dessa fase de esperar coisas específicas de Perl
e simplesmente receber o que ela tem, você vai passar a desejar isso nas
outras linguagens, e aí está o problema.

Só Perl é Perl, muito cuidado: ela pode te manter ocupado por toda sua vida,
como uma criança brincando feliz. Aprenda todas as linguagens que você acha
interessante agora, vai ser muito difícil encontrar motivação para isso
depois que você dominar Perl. E isso é ruim, porque você aprende a programar
melhor em Perl quando você sabe pensar em outras linguagens.

Perl tem o dom de estragar o prazer de aprender linguagens novas e úteis em
profundidade que vão ser úteis para você programar melhor em Perl, roubando
as idéias delas. Você pode acabar querendo aprender só o básico das outras
linguagens, até você ter uma idéia nova de como abordar um problema em Perl,
voltar correndo para o Perl e esquecer o que você estava fazendo.

Mas se você for um cara realmente disciplinado, vai saber que você deve sim
aprender outras linguagens para se tornar um programador melhor, mesmo
depois de dominar Perl. Só é mais dificil gerar essa motivação, então
cuidado.

--
Existe mais de uma maneira de chegar lá

Glauber Machado Rodrigues