[Cascavel-pm] Perl é para mim?

Ricardo Stock ricardostock em bol.com.br
Terça Março 9 07:13:24 PST 2010


Apenas complementando. sobre o RH.

Infelizmente, isto é mais pura verdade, hoje, você deve agradar a "gostosa" da entrevista, dizendo um monte de coisa que ela acha legal, para que ela possa falar " esse cara é legal" e levar seu currículo para quem realmente vai te entrevistar, do que coloca-lo de lado dizendo "insociável".

A pessoa que a entrevista muito mal sabe fazer uma função SE no Excel ou uma mala direta no Word. (nem sabe o que é BRoffice).

E ainda (opinião pessoal) é que um psicólogo, venha entrevistar um cara para TI. Porque ele vai ver "você" mais e teu conhecimento, quem vê ???? Pior ainda quando é "agenciador de emprego". Certa vez ( em novembro passado) fui em uma entrevista na avenida Angelica, e no meu currilo coloquei:

    Programador em Perl, entre outras coisas...  ai veio a derradeira... " e isso aqui que você programa, perl... para o que serve." mas você programa mesmo..... Perl é igual a java ou Delphi.... Depois de escutar tudo isso e mais algumas coisas, preferi agradecer a oportunidade, e  educadamente dizer que percebi que aquela vaga não é para mim.... Porque com certeza aquela "consultora" irá escolher o profissional mais "bem apresentado", não o mais qualificado, que poderia ser eu ou não... E a vaga era para uma empresa muito boa... ou seja.

Currículo, qualquer um faz, e faculdade também, mas isto só te da experiência em entrevista,,, no dia a dia, é vc quem resolve os problemas, e durante a pressão, o psicólogo que te entrevistou, não vem te passar a mão na cabeça, e a "gostosa" do RH não ta te esperando lá fora quando acabar. É só você e seu conhecimento.. Por isto aprenda o que gosta. E aplique onde precisa... 

O problema é que o bom profissional, aquele  que se dedica, sabe explicar e resolver problemas, e botar as coisas para funcionar em momentos críticos, muitas vezes não é de conversar e sim de fazer. 

Curriculo da emprego... conhecimento mantem o trabalho"

Desculpe o cross posting, sem estender ou fugir do assunto, mas tinha que comentar :-)

Ricardo Stock
ricardostock em bol.com.br



  ----- Original Message ----- 
  From: Alexei Znamensky 
  To: Cascavel Perl Mongers 
  Sent: Tuesday, March 09, 2010 9:36 AM
  Subject: Re: [Cascavel-pm] Perl é para mim?


  2010/3/9 Nelson Ferraz <nferraz em gmail.com>

    Um certificado pode te ajudar a passar pela triagem inicial,
    normalmente feita pelo departamento de RH; mas apenas o conhecimento
    real pode garantir uma oportunidade de emprego.



  Nelson++, mas ainda assim vou reforçar e explicitar uma coisa: pelo departamento de RH. O pessoal de RH, com raríssimas exceções, não manja absolutamente nada de tecnologia. Alguns indivíduos chegam a ser exímios operadores de Word e Excel, mas no geral eles não chegam a isso - nem necessariamente deveriam - o que importa para eles é psicologia, comportamento, folha de pagamento, leis trabalhistas, etc.. e só isso já ocupa mais do que as 8h/dia, eu te garanto.


  Agora, o departamento de IT dificilmente vai te contratar baseado em certificado, a não ser que seja para vaga júnior. A certificação atesta, se formos olhar da forma mais honesta possível, que você sabe estudar para passar numa prova. E o que importa para quem vai contratar não é se você sabe estudar para provas, mas sim se você consegue resolver um problema cabeludo, obscuro e muitas vezes esotérico, rapidamente, e sob pressão.


    Por isso, as minhas dicas são:

    1) Aprenda além do básico. Não fique apenas nos livros básicos e
    tutoriais da internet. Leia "Advanced Perl Programming", "Perl Best
    Practices", "Perl Testing", etc.

    2) Participe da comunidade. Você já comecou bem, enviando perguntas
    pra lista. Participe dos encontros sociais, ajude a organizar o site,
    contribua.



  Nelson++ 


  []s
  -- 
  Alexei Znamensky [russoz_gmail_com] [russoz.wordpress.com] [www.flickr.com/photos/alexeiz]
  "Though we live in trying times, we're the ones who have to try"



------------------------------------------------------------------------------


  _______________________________________________
  Cascavel-pm mailing list
  Cascavel-pm em pm.org
  http://mail.pm.org/mailman/listinfo/cascavel-pm
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://mail.pm.org/pipermail/cascavel-pm/attachments/20100309/073913d3/attachment-0001.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Cascavel-pm