[Cascavel-pm] Perl é para mim?

Terça Março 9 06:19:42 PST 2010

Citando a obra "My job went to India" (eu recomendo você ler esse livro, vai te ajudar a refletir sobre algumas de suas dúvidas, ainda que o contexto seja um pouco diferente da realidade aqui no Brasil), se você aprender Java você vai ter maior empregabilidade simplesmente porque as empresas procuram muito mais por esse tipo de profissional do que programadores Perl ou mesmo PHP. Mas você dificilmente vai ter um bom salário (exceto se você chegar ao nível de arquiteto e for certificado).

Mas vale citar que as pessoas que realizam seleção de pessoas não necessariamente conhecem Java e eu já cruzei com muito programador "profissional" que sequer entende direito o que é orientação à objetos (e com isso consegue fazer um código pior do que a linguagem se presta a fazer).

Você tem duas escolhas: aprender o que gostaria ou aprender o que pode te ajudar no seu trabalho exatamente agora. Como você parece ser um administrador, eu diria que Perl lhe ajudará mais do que Java. Perl não tem obriga a escolher um paradigma de programação (orientação à objetos não é legal para fazer código simples), você não vai perder tempo fazendo casting de variáveis e não está preso no ciclo altera-compila-testa. Sem falar no CPAN, que consegue reunir código reutilizável de forma mais organizada que as outras linguagens.

No entanto, você pode se descobrir insatisfeito com o trabalho que está executando porque deixou sua situação atual ditar os rumos da sua carreira. Se deixar levar pode ser perigoso.

No fundo, são escolhas que só você mesmo pode fazer.

Abraços,
Alceu