[Cascavel-pm] Perl é para mim?

Donato Azevedo donatoaz em gmail.com
Terça Março 9 03:56:24 PST 2010

2010/3/9 Nelson Ferraz <nferraz em gmail.com>:
> 2) Participe da comunidade. Você já comecou bem, enviando perguntas
> pra lista. Participe dos encontros sociais, ajude a organizar o site,
> contribua.

Acho de extrema importância você contribuir para a comunidade caso
escolha uma linguagem "livre" como Perl. E não tenha vergonha de
incluir este tipo de coisa no seu CV.

Eu, particularmente, acho que o bom programador, não necessariamente é
o sujeito que fez Ciência da Computação ou Eng. Elétrica, mas é aquele
cara que ressona com o computador (essas não são palavras minhas, são
do Knuth -- veja Coders at Work, de Peter Seibel
http://www.codersatwork.com/) e é apaixonado por sempre experimentar
coisas novas, seja em Perl, seja em vba pra excel, seja em .bat, seja
em html ou o que for (veja:
http://en.wikipedia.org/wiki/Esoteric_programming_language).

Outra coisa: você tem de ser bom em algorítmos e estruturas de dados,
que é relativamente independente de linguagem (claro que é bem mais
fácil implementar uma doubly-linked-list em Perl que em C, mas se você
já sabe o que é e pra que serve, já está num bom caminho).

Se você não gosta nem de Perl, nem de Java, aí, meu caro, vai ser difícil.

Eu sou apaixonado com Perl. Não sou o mais entusiasta, mais
colaborador, não sou nem mesmo um exímio programador. Mas sempre que
eu programo em Perl eu me divirto, eu aprendo coisas novas e eu
resolvo os problemas à minha frente e mostro porque usar perl foi uma
boa solução (o que é beeeeem difícil num ambiente corporativo, dado o
volume de pointy haired bosses por aí).

No mais, esse livro que citei, do Peter Seibel, é muito bacana e fala
muito sobre o que é ser um programador, se tiver a chance de ler,
leia-o.

Acho que falei um monte de coisas misturadas... tenho de parar de
tomar tanto café logo pela manhã...

Cheers!
--
Donato Azevedo