[Cascavel-pm] Perl é para mim?

Nilson Santos Figueiredo Jr. acid06 em gmail.com
Segunda Março 8 18:50:26 PST 2010

2010/3/8 "Flávio R. Lopes" <flavio.lopes em links.inf.br>:
> E em termos de "empregabilidade", ou seja, na hora de uma seleção para novo
> emprego você acha que é mais valorizado um profissional com Certificação
> Linux + Perl ou Certificação Linux + Java (ou PHP) ?

Olha Flávio, eu vou ser bem sincero com você. Em geral, é muito mais
fácil você conseguir um emprego pra programar em Java do que pra
programar em Perl.
Talvez, pra cada 50 empregos pra um desenvolvedor Java, exista 1 para
desenvolvedor Perl aqui no Brasil. Ou menos. No exterior, melhora um
pouco, mas nada drástico.
Se você olhar pra categoria "empregos interessantes", talvez melhore
um pouco. Talvez pra cada 20 empregos interessantes para Java exista 1
para Perl.

O ponto é que pra conseguir a maioria dos empregos com Java você não
precisa de saber Java de verdade - o que você precisa de aprender,
você aprende em uma semana.

Então vale à pena investir o seu tempo no aprendizado de uma linguagem
mais interessante, mais versátil, melhor. Não necessariamente Perl,
mas é a que eu pessoalmente acho mais interessante.

O que garante a sua "empregabilidade" é a sua postura profissional,
independentemente da tecnologia. Em geral, as boas empresas vão
preferir contratar um bom desenvolvedor que não saiba Perl, pra
programar em Perl, do que alguém que saiba Perl mas seja um um
profissional de baixa qualidade. É mais fácil aprender uma linguagem
do que aprender a pensar direito.

-Nilson