[Cascavel-pm] Perl é para mim?

Ricardo Stock ricardostock em bol.com.br
Segunda Março 8 14:58:40 PST 2010

Ola Flávio, eu não sou um exímio programador em Perl, na verdade digo que
ainda estou encaminhando, mas tive a mesma dúvida que você, quando fui
procurar uma linguagem de programação para desenvolvimento. Tentei o Java, o
C e outras

O Perl para mim, foi a melhor escolha, não por ser completa, mas por ser
fácil e poderosa para aquilo que faço, que é desenvolvimento de aplicações
web, ou mesmo rotinas para administrar a maquina, mesmo sendo ela linux ou
Windows.

O perl é nativo no Linux, mas roda perfeitamente em Windows, mas ou outras

O perl é tão seguro quando outras liguaguens, o que estragam os códigos e
criam bugs de segurança é o programador. O perl é seguro, o cliente não ve o
fonte, veja o exemplo :

código
#!<caminho do compilador> - depois entendera

use CGI qw(:standard);
use strick;
use warnings;

print header . start _html(-title=>"Hello",
                                      -bgcolor=>"#FFFFFF");
print "Hello Word\n";
print end_html();

Este é um código simples para um hello word via web, para o cliente iria
apenas código html

</head>
Hello Word

Ou seja quaisquer códigos ou funções incluídas no script, são executadas e
somente é mostrado o resultado ao cliente, uma grande vantagem disso em
relação ao Java, é que como resposta você tem um arquivo html, e não um
.class ou jar que pode ser "descompilado" com engenharia reversa.

O Perl tem o CPAN, que tem um "modelo" pronto para praticamente tudo o que
deseja fazer. que chamados de módulos..

O perl você pode administrar sistemas, trabalhar com banco de dados, socket
de rede, e trabalhar com texto, digo Expressões regulares, acho que não há
linguagem melhor, sem falar que é rápido e estável.

O PHP, tenho lido que é uma linguagem comercial, que se não para o
desenvolvimento web, não tem muita utilidade (não programo em PHP) Estou
falando o que li.

Há aplicações em Perl para tudo, até jogos e, perl como o Frozen Bubble, que
deve conhecer. Existe o modulo GD para trabalhar com gráfico, tem o PERL/GTK
para criação de janelas e entradas.

a um artigo muito bom em http://sao-paulo.pm.org/artigos precisamente no ano
2008 do Nelson Ferras que fala dos programares Perl e como encontramos, e
até porque é difícil ver vagas "procura-se programador Perl", que acho que
nunca vi ou vou ver, porque o perl, é uma linguagem, que como se vê na
internet é o Durex da net.

Mas o mais importante em se escolher uma linguagem não é ver a melhor, mas
sim a que melhor faz o seu trabalho, e claro que seja fácil de usar... Nos
livros de perl, sempre vejo... Perl não é para ser bonito, completo dizendo
que também não é para ser ilegível, mas é para ser prático.

Esta é a minha opinião em porque usar Perl. Agora, o resto é com vc.