[Cascavel-pm] Perl é para mim?

"Flávio R. Lopes" flavio.lopes em links.inf.br
Segunda Março 8 13:55:24 PST 2010

Olá pessoal!
Neste meu primeiro post na lista gostaria que vocês me ajudassem com
algumas dúvidas!
Antes que me perguntem: Eu tenho muito pouca experiência em
programação...andei dando uma olhada em Java, mas....

Eu trabalho com servidores Linux há 6 anos e já há algum tempo venho me
deparando com a necessidade de aprender alguma linguagem de programação
para me auxiliar em algumas tarefas administrativas dentre outra idéias
que tenho.
A linguagem que me chamou muito a atenção foi PERL por causa da
facilidade em manipulação de textos, o que me ajudaria muito na
administração de Servidores Linux

Na verdade gostaria que vocês me dessem sua opinião (por favor, de forma
isenta e imparcial) sobre um comparativo entre as linguagens:
PERL x JAVA
PERL x PHP

O que eu quero é que com base nisso eu posso ter parâmetros para definir
qual a melhor linguagem para mim e não levantar uma briga para falar que
a linguagem A é melhor que a linguagem B.

Algumas dúvidas que pairam, pelo menos pelo que li até agora sobre as
linaguagens são:

- Porque Perl parece ser bem menos divulgada e/ou utilizada (ou que não
tem muitas vagas de emprego) do que, por exemplo Java ou PHP?
- Com Perl, eu posso desenvolver aplicações (Web ou Desktop)
cliente/servidor, como por exemplo Adempiere e Openbravo, com interfaces
gráficas e tudo mais?
- O fato de não ter que compilar o código fonte não poderia trazer
inseguranças em um sistema feito em Perl?, ou seja, o código fica
visível para o usuário???

Bom, estas são algumas dúvidas que tenho e me desculpem se parecem muito
idiotas, mas como disse não tenho a noção exata de como funciona a coisa!

Abraço,
Flávio