[Cascavel-pm] Res: off topic DotNet

Andre Carneiro andregarciacarneiro em gmail.com
Sexta Junho 25 05:45:22 PDT 2010

2010/6/25 João André Simioni <jasimioni em gmail.com>

> Pessoal,
>
> Perl é, e sempre será, uma linguagem de e para administradores de sistemas.
> Ela é uma linguagem de apoio e não uma linguagem para desenvolvimento de
> sistemas.

Tantos módulos no CPAN pra fazer bem mais coisas do que administrar
sistemas... que desperdício, não?
É triste ver que as pessoas ainda vejam Perl dessa maneira, espero que os
eventos que estão para ocorrer nos próximos anos mudem pelo menos um pouco,
e a sua visão também.

> É claro que vocês podem achar sistemas desenvolvidos em Perl, mas para cada
> um deles vai ter 100 sistemas em .NET e 400 sistemas em JAVA.

É claro que vamos achar 10000 sistemas em .NET e JAVA, uns 60% descartáveis,
uns 30% POG, e uns 10% que realmente servem para alguma coisa tendo o mínimo
de organização em projetos.

Sinto lhe informar que Perl é uma linguagem de propósito geral, meu caro.
Pode ter nascido de um administrador de sistemas, mas certamente hoje serve
pra bem mais que isso. Acho que está lhe faltando informação...

> O que eu sempre considero como o diferencial de quem conhece Perl é saber
> solucionar problemas. Perl é a ferramenta para isso, e uma das melhores.
> Agora, usem as ferramentas certas para as coisas certas. Tentar desenvolver
> aplicação gráfica usando Perl usando wxWidgets, TK ou qualquer outra coisa é
> bater o prego com o alicate. Mesmo Web, há opções melhores.

Eu particularmente não tenho interesse algum em desenvolver aplicações
usando wx, muito menos TK, considerando que o mercado está migrando todo
para a Web. Talvez quando eu resolver virar um engenheiro ou algo assim, eu
prefira programar e C/C++ + ASM e frameworks que me ajudem com hardware, mas
por enquanto trabalho apenas com Internet mesmo...

Quanto ao seu comentário sobre desenvolvimento Web, considero Catalyst como
um marco no desenvolvimento Web. Já experimentei PHP, Ruby, Phyton e JAVA, e
ainda continuo preferindo desenvolver em Perl no Catalyst. Java é a coisa
mais desajeitada do universo para desenvolver Web, PHP + Cake ou Yii é muito
produtivo, mas nada elegante, e 'reza' algumas línguas que não é lá muito
seguro. Phyton eu achei um saco e com um suporte absolutamente medíocre, e
Ruby é o que se aproxima mais do que hoje em dia os defensores de .NET e
outras tranqueiras que os homens do dinheiro(os que contratam por aqui...)
gostariam de ver no mundo opensource, se não fosse a questão da
'performance' ( minha visão ).

Então ainda fico com Perl + Catalyst + mod_perl ou fastcgi + DBIx::Class.

Mas quanto a questão de mercado, nem discuto com você. É muito claro pra mim
que .NET e Java dominam o mercado por aqui.

E acreditem, sou um grande defensor de Perl - mas o importante é saber onde
> ela faz diferença. Achar que ela é solução para qualquer necessidade é
> inocência. E se quiserem discutir esse assunto, podem me mandar mensagens
> privadas para não poluir a lista.

Não se preocupe com isso, adoramos 'poluir' a lista ... :-D

Cheers!

> []'s
>
> João André Simioni

André Garcia Carneiro