[Cascavel-pm] Res: off topic DotNet

Quinta Junho 24 07:40:26 PDT 2010

Ricardo,

O mercado brasileiro é muito motivado por modismo e marketing. Geralmente gerentes de sistemas não manjam muito (ou manjam nada) dos sistemas que estão sob responsabilidade da equipe que ele gerencia.

Portanto, a decisão de qual linguagem de programação a ser utilizada geralmente é por questões de custo (do programador), aproveitamento do perfil dos programadores que a empresa já tem ou apoiada em "recomendações do mercado" (o que o mercado usa é o que vou usar).

Eu acho que .Net é como o Java: você consegue fazer tudo razoavelmente bem. Mas elas não são "ótimas para nada" porque não foram desenvolvidas para resolver problemas específicos. Outra questão (mais fácil de achar em empresas grandes) é a questão do "padrão de tecnologias utilizada". Geralmente optam por Java ou .Net e bem... é isso! Não se procura saber se a ferramenta que estão usando é a mais adequada para o trabalho, se trabalha com o que é padronizado e pronto!

Linguagens compiladas não são exatamente boas para programas rápidos e Perl é praticamente imbatível para fazer data munging. Também não conheço nenhuma linguagem de programação com algo tão bom quanto o CPAN. Só que Java e Microsoft contam com apoio de profissionais de marketing, além da questão de suporte.

O pessoal reclama que Perl não tem visibilidade, mas Ruby e Python estão no mesmo nível quando estamos falando de empresas cujo foco de negócio não é tecnologia, IMHO, aqui no Brasil.

Considere dar uma lida no livro "My Job Went to India". Você vai obter algumas dicas interessantes sobre este tema lá.

Abraços,
Alceu