[Cascavel-pm] Problemas ao instalar Modulo

Gilmar Santos Jr jgasjr em gmail.com
Sábado Junho 12 04:46:37 PDT 2010

Em 11 de junho de 2010 23:17, Eden Cardim <edencardim em gmail.com> escreveu:
> Usar pacotes de distro não é muito recomendável já que os empacotadores
> não tem a mesma agilidade de atualização que os autores dos
> módulos. Então usar pacotes de módulos é 99% de chance de você ter um
> módulo bugado ou faltando features.

Do mesmo modo que usar a versão mais recente de um módulo (ou qualquer
software) é assumir o risco de usar software não muito testado.

Em 7 anos usando debian e 6 programando em Perl acho que só precisei
instalar um módulo via cpan nos casos que não tinha pacote (e em boa
parte desses casos fiz backport dos pacotes da unstable, quando
precisei em servidores).

E ainda supondo a possibilidade de usar módulos sem features ou com
alguns bugs, mas poder gerenciar isso através do sistema de pacotes,
eu prefiro do que instalar via cpan e não ter atualizações
automáticas, resolução de dependências e poder remover depois as
dependências desnecessárias (quando sai uma nova versão do módulo que
depende da libfoo2 ao invés da libfoo1, nesse caso a libfoo1 vai pro
saco, ao invés de ficar como lixo no sistema).

No caso extremo, em que eu preciso da feature na versão nova ou um bug
corrigido me afeta, eu baixo o fonte do pacote junto com o fonte da
versão nova e faço um pacote. Dá mais trabalho do que via cpan, mas
posso usar o pacote em várias máquinas e ter todas as
vantagens/facilidades que citei antes.

No dia-a-dia uso debian testing com alguns pacotes da unstable e vejo
muito pouca defasagem entre as versões empacotadas dos módulos e o
upstream. No cenário de uso do debian stable o problema aparece mais,
pois são 2 anos e meio entra as versões. Mas ainda assim isso só seria
impactante se algum sistema *realmente* precisasse da versão mais
recente e que tal sistema *realmente* seja necessário. Já me deparei
com casos em que não eram (achamos outro software similar ou ficamos
com uma versão do sistema que funcionava com as libs que tínhamos).

Meus dois centavos.

[ ]'s
Gilmar