[Cascavel-pm] NFe: Assinatura digital em arquivos XML

Nelson Ferraz nferraz em gmail.com
Quarta Março 11 08:18:20 PDT 2009

> De qualquer forma, quem fica com isso de evitar Moose, não vai ter
> mais pra onde esconder daqui uns meses quando o Catalyst (e acho que o
> DBIC, também - não tenho certeza) for atualizado para a nova versão
> baseada no Moose.
>
> Claro, você *ainda* vai poder continuar preso da idade da pedra,
> escrevendo código parecido com o que escreviam em 1998 se quiser
> evitá-lo, mas pra mim, não usar Catalyst e/ou DBIC hoje em dia em um
> projeto relacionado com Perl não é exatamente uma escolha louvável.

Se eu for escrever uma aplicacão, provavelmente vou usar o Catalyst e o Moose.

Mas se eu for escrever um módulo, que (espero) será usado por outras
pessoas, vou tentar -- na medida do possível -- não forcar o uso de um
framework.

Para uma aplicacão eu posso dizer: o requisito mínimo é Perl 5.10;
para um módulo, devo fazer o máximo para que ele funcione em todas as
versões de Perl.

Aqui no meu trabalho, por exemplo, o Perl instalado é v5.8.5. (E olha
que o pumpkin do Perl 5.10, Rafael Garcia-Suarez, trabalha aqui! :D)

Imagine se a gente de repente quisesse utilizar o seu módulo e ele
tivesse uma série de exigências que quebrassem todas as nossas
aplicacões...

Por isso eu sugiro (para módulos) uma postura um pouco mais conservadora.