[Cascavel-pm] NFe: Assinatura digital em arquivos XML

Nelson Ferraz nferraz em gmail.com
Quarta Março 11 03:20:30 PDT 2009

> Discordo.
> http://blog.jrock.us/articles/Myth%3A%20Moose%20is%20an%20unnecessary%20dependency.pod

Bom,

Vamos comecar pelo comeco do artigo:

> It always strikes me as odd how people single out Moose as a dependency they're afraid to use or introduce into their application.

Eu não vejo problema em usar o Moose como dependência de uma aplicacão
ou framework.

O problema é adicionar esta dependência para um módulo genérico do
CPAN, que pode vir a ser utilizado por aplicacões que não dependem, ou
simplesmente não podem usar o Moose.

Afinal, o Moose tem suas própria cadeia de dependências:

http://deps.cpantesters.org/?module=Moose&perl=any+version&os=any+OS

Portanto:

- Se você vai criar uma aplicacão ou framework, use todos os módulos e
dependências que você quiser. Você estabelece os "minimum
requirements" para o seu sistema (ex: Perl 5.10, etc)

- Se você vai criar um módulo genérico, e quer que ele possa ser
utilizado por outros frameworks e aplicacões, tente ser o mais
genérico e auto-contido possível. Evite colocar "minimum
requirements", pois eles irão se propagar para os sistemas que o
utilizarem.

No caso em questão, creio que temos uma aplicacão que pode (e deve)
usar o Moose, e um módulo (que deve funcionar independentemente da
aplicacão, e evitar dependências desnecessárias).

Se o Moose é necessário ou não, cabe ao autor decidir. Mas ele deve
estar consciente dos riscos.