[Cascavel-pm] Active Perl no Ubuntu 8 - Dicas?

Eden Cardim edencardim em gmail.com
Terça Março 3 14:10:01 PST 2009

2009/3/3 Joao Gabriel <jamorreu em gmail.com>:
> Como eu disse, já há o Perl 5.8.8 porém eu queria mudar para o Active
> Perl 5.10 (para usar o ppm).
> Porque essa decisão? Bom, eu não sei de dá pra instalar módulos Perl
> via apt-get (seria uma maravilha) ou se é possivel instalar o ppm
> separado, logo eu não posso perder tempo de estudo vendo erros e erros
> no comando cpan.
> Para tentar ganhar tempo eu tentei instalar o Active Perl (sem sucesso).

Na verdade, acho que como desenvolvedor, você ganharia muito mais
tempo se parasse pra estudar como se dá o processo de compilação de um
programa em C antes de tentar desenvolver em um SO unix-like. Boa
parte dos módulos Perl apenas mapeiam bibliotecas escritas em C para
Perl, e pra poder compilar esses módulos você precisa dos cabeçalhos
equivalentes às bibliotecas. O cpan te avisou que faltavam os
cabeçalhos: "SSLeay.xs:92:25: error: openssl/err.h: No such file or
directory", seria interessante que você *lesse* o erro e aprender como
lidar com ele, invés de tentar voltar à sua zona de comforto.
Por sinal, "apt-get install libssl-dev" vai te fornecer os cabeçalhos
necessários pra compilação do SSLeay.

--
   Eden Cardim       Need help with your Catalyst or DBIx::Class project?
  Code Monkey                    http://www.shadowcat.co.uk/catalyst/