[Cascavel-pm] RES: Ajuda Script

Willen Borges Coelho willen em ifes.edu.br
Segunda Junho 15 17:56:46 PDT 2009

Agora vc me deu uma outra idéia, colocar esse executável em perl dentro de
um webserver Windows e rodar ele remotamente via php e retornar os dados.

Teoricamente parece que funciona, agora basta saber na prática. :D

Eu não encontrei outra forma de monitorar o DNS do Windows 2003 sem ser por
esse script em perl.
Eu monitoro o meu exchange 2007 via NSClient++, mas não sei se consigo
monitorar o DNS dos Servers do AD.
Aparentemente esses dados não tem no SNMP.

Segue o link do template do cacti: http://forums.cacti.net/about4426.html

Depois eu dou um retorno, conseguindo ou não uma solução! :D

Em nome de Alceu Rodrigues de Freitas Junior
Enviada em: segunda-feira, 15 de junho de 2009 21:41
Para: Cascavel Perl Mongers
Assunto: Re: [Cascavel-pm] Ajuda Script

A resposta, pela forma que você perguntou, é que não tem jeito.

Simplesmente porque o Win32::OLE usa bibliotecas do Windows.

Agora, você poderia verificar se o próprio Samba e suas ferramentas não

podem fazer isso para você. Suas chances são boas nesse caso.

Do contrário, o AD não passa de um servidor LDAP com Kerberos.

Obviamente a Microsoft alterou bastante esses softwares, mas o quanto

eles ainda preservam das implementações abertas talvez permita que você

use de outro método para fazer as pesquisas.

Se ainda assim nada funcionar... arrume uma licença de Windows e instale

o ActivePerl. Esse é o preço de usar software proprietário. ;-)

Brincadeiras à parte, me ocorreu que você poderia instalar o ActivePerl

no seu servidor e configurar um web service para fazer isso. Você

poderia usar XML::RPC que é bastante simples para implementar e chamar o

serviço do Linux. Assim você tem a funcionalidade que precisa e

economiza $$$ com licenças. Claro, você vai precisar trabalhar um pouco

nesse tal de dns_query_stats.pl para isso funcionar direito.

Você não pode monitorar esse servidor com SNMP?

[]'s

Alceu