[Cascavel-pm] Nota Fiscal eletrônica

Alceu Rodrigues de Freitas Junior glasswalk3r em yahoo.com.br
Segunda Fevereiro 2 15:42:54 PST 2009

Jorge Augusto Senger escreveu:

> Porém, li no link http://perl-xml.sourceforge.net/faq/#dont_parse que se
> a idéia é utilizar XML para prover ou utilizar web services, o melhor é
> lançar mão de uma API que trabalhe em um nível mais alto - e o autor
> sugere o SOAP::Lite. Ora, isto quer dizer que eu posso gerar o conteúdo
> XML e transmiti-lo via SOAP de uma só vez utilizando o SOAP::Lite?

Sim, a idéia do SOAP::Lite é que você não precise se preocupar (muito)
com o XML.

> Todas as empresas que conheço aqui na nossa região estão utilizando
> alternativas de terceiros para transmitir NFe, ninguém arriscou
> desenvolver suas próprias soluções. Será loucura tentar reinventar a
> roda? O que dizem os colegas da lista que tiveram contato com este projeto?

Cara, nota fiscal eletrônica é complexo não somente por causa do
webservice. Tem muita empresa que usou sistemas com validações fracas
para entrada de dados por usuários e foi pega de calças curtas para
arrumar esses dados na marra. A Receita Federal passou a ser exigente
não somente com a nota fiscal eletrônica emitida, mas também com o SPED.

Eu vejo isso como um risco grande (que vai depender de como foi
desenvolvido esse ERP) mas você o teria do mesmo jeito se contratasse
uma empresa. O que ajudaria seria a experiência que essa empresa já
teria, mas acredite, isso é novo para todo mundo. ERP's de peso como SAP
ainda estão rebolando para se adaptarem.

Eu não usei o SOAP::Lite para nada sério, então não posso dizer o quanto
ele atenderia a necessidade de vocês. Mas já li posts na internet que
ele não andam bem atualizado com as novidades que o W3C libera. Claro,
isso já pode ter mudado, mas eu começaria a olhar por aí.

[]'s
Alceu