[Cascavel-pm] Nota Fiscal eletrônica

Daniel Ruoso daniel em ruoso.com
Segunda Fevereiro 2 04:47:12 PST 2009

Em Sáb, 2009-01-31 às 19:20 -0200, Jorge Augusto Senger escreveu:
> Oi Daniel,
> Estou envolvido no mesmo projeto que a Beatriz.

Olá, ainda estou esperando o caso de sucesso no perl.org.br ;)

> Não tenho experiência com XML, mas estudei os módulo que você indicou,
> XML::Compile, além do XML::Smart e SOAP::Lite. Minha idéia inicial era
> usar o XML::Smart para transformar a estrutura de dados do programa em
> arquivo XML e depois validar o resultado utilizando o
> XML::Validator::Schema, mas parece que com o XML::Compile vai ser mais
> prático.

Na minha experiência, a abordagem do XML::Compile é a mais simples de
todas, porque você nem precisa saber que existe o XML no meio do
caminho, você tem uma estrutura de dados documentada num XSD e trabalha
com estruturas de dados em Perl, daí você exporta e importa do formato
serializado XML.

A principal questão é entender que XML não é só um formato de
serialização de dados, ele é um modelo de organização de dados.

> Porém, li no link http://perl-xml.sourceforge.net/faq/#dont_parse que
> se a idéia é utilizar XML para prover ou utilizar web services, o
> melhor é lançar mão de uma API que trabalhe em um nível mais alto - e
> o autor sugere o SOAP::Lite. Ora, isto quer dizer que eu posso gerar o
> conteúdo XML e transmiti-lo via SOAP de uma só vez utilizando o
> SOAP::Lite?

Esse artigo parece estar desatualizado, já que não cita o XML::Compile.
O que o XML::Compile permite é exatamente que você não utilize o XML
serializado até o ponto em que ele realmente precisa ser serializado. Eu
tenho aqui uma aplicação que utiliza SOAP como espinha dorsal, e não
manipulo o XML em si em nem uma única linha, fica tudo abstraído no
Catalyst::Controller::SOAP.

> Todas as empresas que conheço aqui na nossa região estão utilizando
> alternativas de terceiros para transmitir NFe, ninguém arriscou
> desenvolver suas próprias soluções. Será loucura tentar reinventar a
> roda? O que dizem os colegas da lista que tiveram contato com este
> projeto?

Bom, vocês já escreveram um ERP, o que pode ser mais arriscado?

> Agora, se valer a pena encarar o desafio, isto pode ir para o CPAN,
> não acham?

Não só para a CPAN, mas para o portal do software público. Será um
projeto de muito importância, isso não tenho dúvidas.

daniel